Joaquim Monchique sofreu um Acidente Vascular Cerebral depois da peça 'Lar Doce Lar', no último sábado, dia 20, ao lado de Maria Rueff, em Bragança. Para já, as informações ainda são escassas, não se sabendo ao certo qual é o quadro clínico do ator, de apenas 57 anos.
No entanto, é sabido que o ator vivia a profissão a mil, e muitas vezes acumulava projetos profissionais, algo sobre o qual já tinha falado no passado. Em 2019, por exemplo, quando estava a gravar a série da RTP1 'Luz Vermelha', ao mesmo tempo que estava em palco com a peça 'God', falou sobre como o excesso de trabalho tinha levado o seu corpo ao limite.
"Foi duríssimo! Foi o trabalho mais difícil que fiz na minha vida. Tinha de me levantar às seis da manhã... Lembro-me de pensar que se conseguisse fazer aquilo conseguia fazer tudo", confessou à 'TV Guia', acrescentando ter sentido que se excedeu. "Um dia, levantei-me às seis da manhã, gravei 12 cenas seguidas e depois tive matiné e noite de espectáculo com a peça 'God'.
Nesse dia, o ator conta que temeu que o pior lhe acontecesse, como acrescenta à 'TV Guia'. "E isto aos 51 anos! Ainda por cima o 'God' é um monólogo. As pessoas vão ao teatro para me ver. Gravei as 12 cenas, fiz a matiné, esperei 40 minutos e comecei a sessão da noite. Pensei que ia morrer!"
Até há bem pouco tempo, recorde-se, Monchique esteve a gravar o filme 'Santo António: O casamenteiro de Lisboa', que vai chegar à plataforma Disney +, e agora encontrava-se em digressão com a peça 'Lar Doce Lar', ao lado de Maria Rueff. No início de dezembro tinha estado em Tavira e a atuação mais recente dos dois tinha acontecido em Bragança, no passado sábado, quando se sentiu mal e teve o AVC.