
A casa real norueguesa enfrenta uma nova crise depois das acusações de agressões físicas e psicológicas do filho mais velho da princesa herdeira Mette-Marit.
Uma das alegadas vítimas de Marius Borg Hoiby, que é enteado do futuro rei da Noruega, Haakon, terá sofrido ameaças de morte ao mesmo tempo em que terá sido alvo de uma conspiração de assassinato.
As informações chegaram ao público na última segunda-feira, 16, depois que um homem de 26 anos foi detido por supostamente tentar contratar uma pessoa para assassinar Nora Haukeland - ex-namorada de Marius, com quem o filho de Mette-Marit namorou até ao ano passado.
A relação de Nora e Marius não foi a que deu origem às acusações de agressão física e psicológica contra o filho da princesa, no mês passado. Marius foi detido pelas autoridades norueguesas depois de agredir uma jovem de 20 anos e destruir bens do apartamento da mesma. Segundo o jornal 'Se og Hør', as fotos do apartamento que estão na posse na polícia mostram vários bens partidos, um lustre de cristal que foi arrancado do teto e uma faca cravada na parede da casa da vítima.
Marius admitiu num comunicado ser culpado daquelas acusações, mas atribuiu as agressões aos seus vícios de substâncias. A identidade da mulher que sofreu aquelas agressões não foi revelada.
Horas depois do comunicado de Marius ter sido divulgado na imprensa norueguesa, duas ex-namoradas do filho da princesa reagiram publicamente, alegando que aqueles atos não seriam uma situação isolada. Uma dessas ex-namoradas foi Nora, a outra alegada vítima é mais conhecida pelo público, Juliane Snekkestad, que chegou a participar em eventos da casa real norueguesa.
Agora, Nora revelou ter recebido mensagens com ameaças e uma pessoa não identificada contou que recebeu uma proposta para sequestrar a ex-namorada a mulher. "Ele queria que eu sequestrasse e matasse Nora Haukland, e ameaçasse um multimilionário a transferir mil milhões de coroas norueguesas para a sua conta", disse a testemunha ao jornal 'Dagbladet'.
O homem que supostamente terá feito a proposta foi detido e nega as acusações. Não se sabe se o caso tem qualquer relação com as acusações de Nora contra o ex-namorado, Marius.
O filho da princesa Mette-Marit foi detido pela segunda vez no início deste mês depois de ter sido apanhado a tentar contactar a vítima das agressões que levaram às últimas investigações. "A polícia impôs-lhe uma ordem de restrição, mas recentemente soube que Marius Hoiby a tinha violado e, por isso, foi decidido prendê-lo devido ao risco de reincidência", lê-se num comunicado das autoridades.