
Juan Carlos já confirmou a sua presença no funeral de Isabel II. Será, por isso, em Londres, que na próxima segunda-feira, 19, vai reencontrar -se publicamente com os reis de Espanha, o seu filho Felipe VI e a nora Letizia, e com a sua mulher, a rainha emérita Sofia.
Felipe acalentava a esperança que o pai não aceitasse o convite da Casa Real de Inglaterra, mas o rei emérito não quis saber das recomendações que lhe foram feitas para permanecer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, país onde se encontra exilado, e não viajar para Londres.
Os reis de Espanha e o governo de Pedro Sánchez preferiam que Juan Carlos não comparecesse nas cerimónias fúnebres de Isabel II para não retirar o protagonismo a Felipe e a Letizia e para evitar o reencontro do antigo rei com Sofia. Acredita-se que este será um momento de desconforto para a rainha emérita e temem que isso seja captado pela imprensa internacional.
Além disso, a avançada idade de Juan Carlos, 84 anos, e os seus problemas de saúde, especialmente as dificuldades motoras, também não ajudam a encarar esta viagem com leviandade. Por isso, a preocupação é ainda maior. A verdade é que se aguarda uma imagem histórica: voltar a ver as quatro figuras principais da monarquia espahola novamente juntas.