
O príncipe Harry deu um passo ousado quatro meses depois de se ter afastado dos membros séniores da família real britânica. Numa videoconferência que aconteceu no início de julho, e foi divulgada esta segunda-feira, 6, o neto da rainha Isabel II afirmou que a Commonwealth precisa reconhecer o passado colonizador, ainda que seja "desconfortável".
O duque de Sussex tentava chamar a atenção para o movimento Black Lives Matter, que é contra o racismo, na videoconferência com membros da associação Queen's Commonwealth Trust, liderada pela sua avó.
Ao lado de Meghan Markle, Harry argumentava sobre o futuro da Commonwealth, que reúne 53 países, 50 dos quais ex-colónias britânicas. "Não será fácil e, em alguns casos, será desconfortável, mas temos que fazer isso porque beneficiará a todos", disse o duque de Sussex, acrescentando que aquela organização precisa "tentar corrigir os erros".
Meghan completa o argumento dizendo que "vamos ter que ficar um pouco desconfortáveis agora, mas apenas assim vamos chegar ao outro lado e encontrar o lugar onde a maré alta eleva todos os navios. A igualdade é um direito humano fundamental."
Declaração cai como uma bomba no Reino Unido
As reações na terra natal do príncipe Harry não tardaram. Especialistas em linguagem corporal afirmaram esta terça-feira, 7, que o filho mais novo do príncipe Carlos e de Diana parece "preso" e "estranho" enquanto fala de racismo.
Judi James garante ao 'Daily Mail' que a forma como Harry está posicionado no vídeo, no canto esquerdo, enquanto Meghan está no centro revela que o duque estava "preso".
A especialista conta ainda que Harry parece "refletir" imediatamente sobre as suas declarações, considerando o impacto que terá na família real.
"A filmagem mostra Meghan quase no meio, capaz de utilizar o espaço à sua esquerda para gesticular e permitir que a sua paixão seja ilustrada. Harry, pelo contrário, aparece ao lado, preso a um canto, sem qualquer espaço para gesticular e - no princípio - nenhum espaço para falar", refere Judi.
"Ao contrário da sua mulher, que adota um olhar que sugere estar atenta ao que dizem e devoção quando ele fala, Harry parece ligeiramente estranho, olhando para a sua direita enquanto ela fala, antes de olhar para o chão", explica a especialista.