
O escândalo sexual envolvendo o príncipe André e Jeffrey Epstein voltou a assombrar o filho da rainha Isabel II. Esta quinta-feira, 22, foi revelada uma troca de emails em que o príncipe pede informações sobre a sua alegada vítima, Virginia Roberts Giuffre, a Ghislaine Maxwell, a mulher acusada de ser recrutadora de meninas para tráfico sexual.
De acordo com o 'Times', citado pela 'Vanity Fair', Ghislaine Maxwell enviou um email ao duque de York em 2015, um dia depois de ela divulgar um comunicado de imprensa negando as acusações de que teria ajudado Jeffrey Epstein a manter Virginia Roberts Giuffre como escrava sexual.
Ghislaine escreveu: "Tenho algumas informações. Ligue-me quando tiver um momento". Ao que o filho de Isabel II respondeu: "Avise-me quando pudermos falar. Tenho algumas perguntas específicas sobre Virginia Roberts".
A troca de emails consta na transcrição de um depoimento que Ghislaine deu à Justiça em 2016, em que era questionada numa ação judicial interposta por Virginia por difamação.
A 'madame', como ficou conhecida, declarou sob juramento que a alegada vítima do príncipe André "é uma mentirosa". "O que estou a defender é que toda a história ridícula e absurda do que aconteceu na minha casa é uma mentira clara [...] Ela alegou que as coisas aconteceram na minha casa de banho em Londres. A caracterização disso simplesmente não é possível" por o espaço ser demasiado pequeno, disse.
Na acusação contra o príncipe André, Virgina alega que depois de ser levada a Londres, com 17 anos de idade, Ghislane levou-a a uma loja para comprar uma roupa para o encontro com o duque e que à noite a então adolescente juntou-se ao príncipe, Ghislane e Jeffrey Epstein num jantar.
Ghislane garantiu não ter qualquer memória disso. "E duvido que tenha realmente acontecido... A sua teia de mentiras faz com que seja extremamente difícil separar o que é verdade e o que não é".
Até a fotografia em que o príncipe André posa com a mão à volta da cintura de Virginia dentro da sua casa foi questionada por Ghislane no depoimento. "Não sei se isso é... uma fotografia verdadeira", disse.
Ghislaine Maxwell está detida em Brooklyn desde 2 de julho a aguardar o julgamento, marcado para julho de 2021. O seu ex-companheiro Jeffrey Epstein morreu na prisão de Manhattan enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual e abuso de mulheres e raparigas, entre 2002 e 2005. Os advogados de Virgina Roberts Giuffre pedem que o príncipe André vá aos Estados Unidos para colaborar com as investigações, mas até ao momento o duque de York ainda não respondeu e tem se mantido longe dos holofotes desde que abandonou as suas funções como membro sénior da casa real britânica.