
A rainha Letizia já regressou a Espanha depois de uma missão de três dias com a Cooperação Espanhola em Assunção, Paraguai. Ao longo de toda a viagem, uma mulher destacou-se ao lado de Letizia, Silvana Lopez Moreira, a primeira-dama daquele país.
A imprensa internacional apressou-se em procurar as semelhanças entre a rainha de Espanha e Silvana. Casada com o presidente Mario Abdo Benítez há 14 anos, Silvana também tem uma ligação com a comunicação social, mas, diferente de Letizia (ex-jornalista), com ligações mais perigosas.
A primeira-dama é neta de um empresário da área da comunicação social no Paraguai, Nicolás Bo, amigo do falecido ditador Alfredo Stroessner, que liderou um regime sangrento no país durante 35 anos (1954-1989). O avô da agora primeira-dama fundou o Diário de Notícias e o Canal 13, o segundo a ir ao ar no Paraguai. Criada num berço de ouro, Silvana, de 47 anos, também se aventurou na comunicação, mas a fazer marketing.
Antes da relação com Mario Abdo, Silvana foi casado com o ganadeiro José Félix Ugarte, de quem se separou em 2007 e teve três filhos: Félix, Sebastián e Victoria. No mesmo ano em que assinou o divórcio, a atual primeira-dama casou-se com Mario Abdo. Os dois têm um filho, Mauricio.Do palácio presidencial Mburuvicha Róga, Silvana gere projetos de luta contra a fome e defesa da mulher, que Letizia conheceu esta semana na passagem por Assunção.