
O rei Carlos III será coroado no dia 6 de maio, através de uma cerimónia tradicional a ter lugar na Abadia de Westminster, com as celebrações a prolongarem-se durante três dias.
O plano para estes festejos foi revelado no site da Casa Real do Reino Unido durante o último fim de semana.
O primeiro dia irá, então, incluir a primeira coroação britânica em 70 anos, após a de Isabel II em 1953, antecedida de uma procissão do novo monarca e da rainha consorte Camilla Parker Bowles desde o Palácio de Buckingham. A restante família real irá surgir numa outra procissão cerimonial intitulada ‘A Procissão da Coroação’, que tem o mesmo palácio como destino final.
No dia 7, decorrerá um concerto especial no Castelo de Windsor, com produção e emissão através da estação pública britânica, a BBC. "Ícones musicais globais e estrelas contemporâneas" irão assim pisar o palco, de acordo com o anúncio, tal como um conjunto denominado de The Coronation Choir, um coro composto por coristas comunitários e cantores amadores pertencentes a coros de refugiados, do serviço nacional de saúde do Reino Unido, de grupos LGBT+ e de surdos, com um documentário acerca desta formação a estar em desenvolvimento.
Neste dia, realizar-se-á também o ‘Grande Almoço da Coroação’, um evento destinado a que, em qualquer lugar do Reino Unido, as comunidades se juntem e partilhem uma refeição pelas ruas britânicas, com recursos para este efeito a serem disponibilizados publicamente.
Por fim, para o último dia está agendado o ‘The Big Help Out’, com o intuito de encorajar a população a fazer voluntariado para auxiliar as suas comunidades locais.