
O Palácio da Zarzuela tentou a todo o custo esconder que Felipe VI sofre de uma estranha doença que, ao longo de muitos anos, tem sido uma das maiores fontes de preocupação de Sofia, a rainha emérita, e mãe do rei.
Quem revelou este segredo foi Jaime Peñafiel, jornalista e cronista bem conhecido em terras de Espanha. Foi ele que contou que o monarca espanhol sofre de um grave transtorno do sono, conhecido como narcolepsia. Trata-se de "um transtorno do sono caracterizado por sonolência diurna excessiva, acompanhada de ataques de sono completamente incontroláveis".
Trata-se de "um transtorno do sono caracterizado por sonolência diurna excessiva, acompanhada de ataques de sono completamente incontroláveis".
Ao que se sabe os primeiros sintomas apareceram quando o atual rei do país vizinho tinha apenas 10 anos de idade. "Era um menino mal comportado, fraco nos estudos, com faltas de comparência e pontualidade. Além do mais, acrescentava-se uma sonolência constante", adianta o cronista sobre Felipe. "Na puberdade revelava falta de interesse, indolente, um tanto apático e sempre com sono. Adormecia até quando estava de pé", explica o cronista real.
"Na puberdade revelava falta de interesse, indolente, um tanto apático e sempre com sono. Adormecia até quando estava de pé", explica o cronista real.
Quem mais sofre com esta doença é mesmo a rainha Sofia. Teme que o filho adormeça ao volante ou sempre que estiver a fazer alguma coisa que venha a perigrar a sua vida, caso tenha um ataque de sono.