
Jaime del Burgo, o ex-cunhado de Letizia que diz ter tido um caso extraconjugal com a rainha de Espanha, voltou às redes sociais para reacender a polémica. Primeiro republicou as acusações de suposta traição de Letizia, que apagou no início de dezembro, e depois explicou a sua motivação.
"Porquê apaguei as minhas publicações? Em poucas horas a famosa foto da pashmina foi vista por 24 milhões de pessoas, assim como a sms que Letizinha enviou-me com ela. Pensei 'isto da liberdade de expressão através do X funciona realmente'", afirmou no antigo Twitter.
"Foi um erro apagar as publicações, por isso hoje quis recuperar os mais importantes", explicou.
Jaime del Burgo também criticou o silêncio dos grandes meios da imprensa espanhola sobre as suas acusações, revelando também que rejeitou responder às perguntas da revista francesa 'Paris Match'.
Mas então por que o advogado e empresário decidiu fazer estas acusações? "Rancor? Não sou capaz de sentir isso, nem sequer ódio. Não me recordo de ter odiado ninguém ao longo da minha vida. Se o deixas entrar, nunca serás feliz. Também não devemos buscar respostas racionais aos sentimentos e aflições que têm a ver com a infância e os primeiros anos da nossa juventude", afirmou.
"Política? Se não voto há 25 anos é porque não acredito em ninguém! Os problemas estruturais de Espanha estão assim há 40 anos, esteja quem estiver. Chantagem? Publicarei a verdade custe a quem custar", continuou.
"Penso que o que preciso é deixar ir, encerrar um longo capítulo e tirar conclusões que nos ajudem a melhorar. E para isso devemos contar os nossos erros e os dos outros. Porque aprendemos com os nossos erros", concluiu o alegado ex-amante da rainha Letizia.
Jaime del Burgo diz que conheceu Letizia no início dos anos 2000 e teve uma relação com a então jornalista que começou numa viagem a Veneza, em 2002. A "aventura", como ele descreveu no livro de Jaime Peñafiel, terminou em 2004, no mesmo ano em que Letizia casou-se com Felipe.
O advogado e empresário foi uma das testemunhas do casamento real, teve uma relação próxima com o então príncipe Felipe e partilhou vários momentos da família no palácio ao longo de seis anos. Jaime del Burgo diz que retomou o romance com Letizia em 2010, uma relação que terá durado até ao ano seguinte, com planos para viverem juntos e terem um filho com ajuda de uma barriga de aluguer. O caso extraconjugal terá acabado no outono de 2011.
No ano seguinte, Letizia apresentou a irmã Telma Ortiz ao suposto ex-amante. Jaime e Telma terão se apaixonado rapidamente e casaram-se poucas semanas depois. Uma relação que esteve quase a acabar apenas dois anos depois. O casamento durou quatro anos, sempre à distância, com Telma a viver em Barcelona e Jaime em Londres.
Atualmente, o empresário é casado e tem uma filha, mas a Jaime Peñafiel disse que está a começar a perder a memória, por isso está a escrever uma biografia.Letizia e Felipe VI vão fazer 20 anos de casados no próximo ano.