'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Família real "vulnerável" com Kate Middleton e o rei Carlos III doentes. Quem é que vai assumir tudo?

Os anúncios de Kate Middleton e do rei Carlos III de que estão doentes deixou a família real abalada. Saiba quais são os próximos passos.
26 de março de 2024 às 20:52
A carregar o vídeo ...

Os anúncios de Kate Middleton e do rei Carlos III, de que estão a enfrentar o cancro e a fazer tratamentos contra a doença, deixaram a família real britânica "vulnerável", analisa um ex-funcionário do palácio.

A família real "está vulnerável neste momento, e haverá um reconhecimento ainda maior de que são seres humanos com fragilidades como todos nós", afirmou um antigo assessor do palácio à revista 'People'.

Esta nova fase, com dois membros séniores da casa real afastados da maior parte das suas obrigações, obriga o palácio a fazer ajustes. O rei Carlos III, de 75 anos, mantém algumas funções burocráticas, mas quase tudo o que tem feito é longe dos olhos do público.

No próximo final de semana, a família real é esperada na tradicional missa de celebração da Páscoa. O rei Carlos III vai aparecer em público mas a capela de São Jorge, em Windsor, deverá estar reservada para poucos membros da família. 

Kate Middleton, William e os filhos - George, Charlotte e Louis - não deverão estar nas celebrações da Páscoa, noticiou também a 'People'. William deve aproveitar as férias dos filhos para estar com a família, em privado, e só deve reabrir a agenda oficial quando as crianças regressarem à escola. "O príncipe continuará a equilibrar o apoio à mulher e à família e a manter os seus deveres oficiais, como tem feito desde o início do ano", disse um porta-voz do palácio de Kensington.

Quem vai continuar a reforçar os compromissos do palácio são a rainha Camilla, a princesa Ana, o príncipe Eduardo e a mulher, Sophie, que assumiram parte dos compromissos de Kate e de Carlos III. 

Ainda não há previsão para o final dos tratamentos de Kate Middleton. "A princesa retomará as funções oficiais quando for autorizada pela equipa médica. Ela está de bom humor e focada numa recuperação completa", disse um porta-voz do palácio na sexta-feira.

Kate anunciou na semana passada que demorou algum tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis "de uma forma que fosse apropriada para eles e para tranquilizá-los". "Como disse-lhes: estou bem e a ficar mais forte a cada dia, concentrando-me nas coisas que vão ajudar a curar-me, na minha mente, no corpo e espírito."

A princesa de Gales, de 42 anos, não revelou qual é o cancro contra o qual está a lutar. Em janeiro, Kate foi submetida a uma cirurgia abdominal "programada". Na altura, o palácio explicou que não se tratava de cancro, o que a princesa também apontou na semana passada, mas exames posteriores à cirurgia revelaram a doença.

Carlos III ingressou no hospital em janeiro, na mesma altura que Kate Middleton, para ser submetido a um tratamento de três dias para próstata aumentada – situação clínica comum entre os homens mais velhos. Mas exames, também posteriores, revelaram a presença de um cancro. O palácio não revelou qual é o órgão afetado.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável