
Marella Caracciolo, viúva do empresário Gianni Agnelli, dono do império Fiat, vivia ou não na Suíça? Esta é a questão que está a ocupar a justiça italiana. Justiça essa que acusa os netos John, Ginevra e Lapo Elkann [este último, marido da portuguesa Joana Lemos] de fraude, pois de acordo com os juízes da 'Riezame' [Revisão] - um meio de recurso previsto no código de processo penal italiano - confirmam as teses do Ministério Público, pois saberiam que a avó vivia em Itália e não na Suíça, dando, portanto, lugar a fuga de impostos.
"A fraude foi provavelmente objeto de malícia por parte dos três irmãos Elkann. Vimos como eles se davam muito bem com a avó (Marella Caracciolo) e como conheciam os seus hábitos e problemas de saúde que fizeram com que sua permanência na Itália fosse predominante. Perante a morte de Marella, é provável que tenham endossado, as estratégias já sugeridas e as implementadas com o aconselhamento eficaz de Gianluca Ferrero (o advogado da família, também sob investigação)".
E acrescentam: "Portanto, não se pode excluir o conhecimento malicioso por parte de qualquer um dos quatro co-suspeitos", lê-se no documento revelado na imprensa italiana, como a revista 'Oggi'.
Em questão estará a falta de pagamento do imposto sucessório sobre um património de avaliado em cerca de 900 milhões de euros. A defesa dos irmãos Elkann avança que o caso se resume a uma infração administrativa. No entanto, essa não é a visão dos juízes.
"No presente caso de mecanismo fraudulento, de natureza mista entre o artifício (quanto à residência da falecida), o engano (o silêncio de uma circunstância essencial, ou seja, que na realidade a falecida Marella C. residia em Itália) e a consequente falta de declaração em Itália; este último é, portanto, o ato final de um caso fraudulento mais complexo e progressivo, que não pode ser reduzido a um mero incumprimento de obrigações resultante das fraudes anteriormente concebidas", lê-se também.
Lapo Elkann está casado com a antiga piloto Joana Lemos: "A Joana é a MELHOR mulher que posso ter ao lado e amo-a como nunca amei ninguém. Ela ajuda-me e apoia-me SEMPRE! Não podia desejar nada melhor na minha VIDA", disse o herdeiro sobre a companheira.
Esta não é a primeira vez que Lapo vê o seu nome envolvido em polémicas com a justiça.