
Letizia tem fama de ser fria e controladora. E agora está a ser "acusada" de tentar fazer com que a filha, a princesa Leonor, herdeira do trono, siga os seus passos. A antiga jornalista tenta controlar todos os passos da filha, de 17 anos, e fazer dela uma espécie de "Letizia versão 2.0".
Contudo, a jovem princesa começa a acusar a pressão da mãe. Leonor não se sente à vontade com algumas das regras rígidas da progenitora: não pode sair de casa se não tiver autorização expressa de Letizia, não pode usar as redes sociais e a sua alimentação também é rigorosamente controlada.
Pylar Eyre, jornalista especialista na monarquia espanhola, dá conta que esta pressão de Letizia para com a filha mais velha é contraproducente: "O facto de Leonor usar roupas da mãe só aumento o fosso que a separa das raparigas da sua idade", conta, dizendo que a jovem deveria ter mais contacto com raparigas da mesma idade e ter menos controlo do palácio. Apesar de tudo, elogia a princesa, que diz ser "uma menina inteligente" e que "sorri gentilmente", assegurando que a filha mais velha de Felipe e Letizia "quer fazer bem" aquilo que lhe pedem.
A especialista critica também todo o secretismo que existe em torno das filhas dos reis, em especial da herdeira.
A 17 de agosto, Leonor começa o treino militar na Academia Geral Militar de Zaragoz, medida imposta pelo rei e que vai contra a vontade de Letizia. Até lá a princesa está de férias, depois de ter terminado os estudos num colégio de elite nos Países Baixos, que agora vai ser frequentado pela irmã, a infanta Sofia.