
Desde 2014, com a entrada em vigor da Lei da Transparência, o orçamento da Casa Real espanhola é reportado anualmente, num documento que detalha quanto e onde é gasto o dinheiro. Este ano, quando foram divulgados os detalhes do ano financeiro, vários dados económicos atraíram a atenção da comunicação social.
Um dos investimentos que mais se tem discutido está relacionado com os esforços de modernização da instituição, inclusive da sua comunicação. Pouco a pouco, a Zarzuela tem vindo a reconhecer a importância de uma presença sólida nas redes sociais.
Nas últimas semanas, a comunicação digital da Casa Real deu pequenos passos em frente para se aproximar do que seria de esperar de um organismo desta magnitude na atualidade, com o rei Felipe VI a colaborar com o perfil de Instagram do Museu do Prado, e a rainha Letizia a felicitar o programa da RTVE 'Historia de Nuestro Cine', pelos seus 10 anos no ar.
A verdade é que as redes sociais são uma ótima forma de aproximar a instituição dos mais variados públicos, e a necessidade da realeza espanhola de melhorar a sua comunicação digital levou à decisão de investir na criação de uma sala de gravações em Zarzuela, cujos custos foram agora revelados.
No total foram gastos €171.612,89, sendo que pouco mais de €9 800,00 foram gastos em mobília, €75 200,00 em equipamento de áudio e vídeo, €14 900,00 em equipamento de iluminação e pouco mais de €74 000,00 em trabalhos de renovação e obras.