
A origem plebeia liga as duas mulheres mais poderosas da monarquia europeia. Contudo, parece que para além disso, mais nada une a rainha de Espanha e a princesa de Gales. Uma já tinha sido casada e era uma mulher independente quando conheceu o atual rei Felipe VI. A outra conheceu William na universidade e parece que o "encontro" entre os dois jovens não foi uma mera casualidade do destino.
Depois há também a personalidade de uma e de outra a separá-las. Enquanto Letizia é intempestiva e deixa transparecer tudo o que lhe vai na alma, já Kate Middleton, em público, mantém-se sempre imperturbável e raramente desfaz o sorriso do rosto. A mulher de príncipe de Gales, ao contrário da espanhola, parece que foi educada para ser rainha. Até Isabel II se rendeu à sua capacidade e inteligência. É a mais "royal" das duas.
Depois, há a elegância e o bom gosto tanto de Letizia como Kate. Uma afinidade que em vez de as aproximar parece distanciá-las. Há uma rivalidade latente, especialmente por parte da mulher de Felipe VI, que não quer perder o estatuto da rainha mais requintada da Europa. Está consciente que a inglesa é a única que lhe pode fazer frente neste "ranking" de elegância.
Não se sabe se será por isso que existe uma relação um tanto fria e distante entre a princesa de Gales e a rainha de Espanha. Em todas as vezes que estiveram juntas em eventos oficiais, foi realçado pela imprensa internacional que as duas estão longe de simpatizarem uma com a outra. Será mera especulação? O que é certo é que existe uma exigência de cordialidade e bom trato entre os membros da realeza europeia e tanto Kate como Letizia cumprem!