'
Romance

João Moura Caetano e Luíza Abreu abrem o jogo sobre a "gravidez planeada" e adiam casamento

João Moura Caetano e Luíza Abreu falaram sem reservas sobre a gravidez que os une e que consideram uma verdadeira “benção”. O casal revelou detalhes da descoberta, da reação das famílias e do adiamento do casamento.
Por Hélder Ramalho | 29 de janeiro de 2026 às 13:30
João Moura Caetano e Luíza Abreu abrem o jogo sobre a "gravidez planeada" e adiam casamento
João Moura Caetano e Luíza Abreu adiam casamento
João Moura Caetano e Luíza Abreu
Luíza Abreu na corrida de João Moura Caetano, longe da família do namorado
Luíza Abreu e João Moura Caetano noivos, após romance que surpreendeu
João Moura Caetano e Luíza Abreu adiam casamento
João Moura Caetano e Luíza Abreu
Luíza Abreu na corrida de João Moura Caetano, longe da família do namorado
Luíza Abreu e João Moura Caetano noivos, após romance que surpreendeu

João Moura Caetano, 42 anos de idade, e Luíza Abreu (34) estão a viver uma nova fase das suas vidas com uma gravidez que, garantem, foi desejada e planeada. O casal esteve esta quinta-feira, dia 29, no programa 'Dois às 10', da TVI, onde falou abertamente sobre a relação, a chegada do primeiro filho em comum e os planos de futuro, agora reajustados com a maternidade. A entrevista marcou uma das raras ocasiões em que o cavaleiro tauromáquico de Monforte e a irmã de Luciana Abreu decidiram esclarecer publicamente o momento que vivem, depois de meses sob forte atenção mediática.

A gravidez foi o grande destaque da conversa. Segundo Luíza Abreu, a chegada do bebé não foi uma surpresa absoluta. “Já estava planeado e a trabalhar para isso”, afirmou, sublinhando que a maternidade era um desejo consciente do casal. Curiosamente, foi João Moura Caetano quem primeiro desconfiou. “Notei que estava mais rechonchudinha, ela que é sempre tão magrinha. Palpitou-me”, contou.

Já Luíza admite que, numa fase inicial, não acreditava estar grávida. “Eu não notava nada. Realmente percebi que engordei um bocadinho, mas pensei que se calhar ia começar a engordar”, explicou, revelando que acabou por fazer o teste de gravidez depois de tanto se falar no assunto. “Fomos os dois fazer o teste.” O momento da confirmação ficou gravado na memória da futura mãe: “É uma alma que sai do corpo, vai ao Céu e volta. É uma imensa felicidade. Ainda para mais, é a primeira vez que estou grávida e, portanto, uma grande alegria.”

A reação imediata foi de fé e gratidão. “A primeira reação foi agradecer a Deus, porque é uma benção”, disse Luíza. Sentimento partilhado por João Moura Caetano, que sublinhou também o lado da responsabilidade: “É a maior benção que nós podemos ter. Mas claro que é uma responsabilidade grande também. É um misto dos dois sentimentos.”

Apesar da curiosidade pública, Luíza Abreu prefere não revelar para já o tempo de gestação. “Acho que é um direito meu, que me assiste, de dar a notícia quando achar que tenho que dar”, frisou. Quanto às mudanças físicas e emocionais, admite que já era sensível antes da gravidez, mas que agora tudo se intensificou. “Chorona já era” e passou a ser “um misto de choro com riso”. Entre os sintomas, destaca os enjoos e um desejo muito específico: “Um desejo tremendo de comer maracujás.” O cavaleiro afasta, no entanto, a ideia de uma grávida exigente: “Para já está a ser uma grávida acessível, tranquila. Maracujás encontram-se com alguma facilidade.”

O sexo do bebé continua a ser uma incógnita, embora os palpites não faltem. João Moura Caetano inclina-se para um rapaz. “Eu acho que é menino”, disse. Luíza concorda, apesar de admitir que a maioria aposta numa menina. Caso seja uma rapariga, o nome já está escolhido: Maria Guiomar, em homenagem às mães de ambos, Maria, mãe de Luíza, e Guiomar, do lado materno de João.

A chegada do bebé levou também a um reajuste nos planos de casamento. O casal admite que a cerimónia ficou, para já, em segundo plano. “Tivemos esta benção, que requer muito foco e muitas mudanças”, justifiou João Moura Caetano. Luíza Abreu concorda que “o casamento pode aguardar”, lembrando que depois “vem o batizado” e que não faz sentido fazer tudo ao mesmo tempo.

Sobre a relação, marcada desde o início por críticas e comparações com o passado do cavaleiro, nomeadamente com Luciana Abreu, João Moura Caetano garante estar tranquilo. “A vida real é a que conta, depois há aquela meio fictícia”, afirmou, acrescentando que prefere concentrar-se no trabalho, nos negócios e nas corridas. Ainda assim, não esconde a importância do compromisso assumido. “Ter essa perspetiva de futuro é o mais bonito que se pode ter numa relação. E, depois, com um filho, desejamos ainda mais que essa história de amor corra bem até ao fim.”

O casal revelou ainda que se conheceu fora de Portugal, mantendo alguma reserva sobre os detalhes. “Não nos conhecemos cá em Portugal, foi fora do País que nós nos encontrámos”, disse apenas Luíza. “Senti uma grande curiosidade em conhecer a Luíza como pessoa. Pareceu-me uma pessoa boa e foi assim que continuou a despertar a minha curiosidade”, recorda Moura Caetano.

Atualmente, João Moura Caetano vive maioritariamente no Alentejo, onde se concentram as herdades da família e a sua atividade profissional, enquanto Luíza Abreu divide o tempo entre o Alentejo e o Porto, para estar com a mãe, que descreve como estando “numa alegria tremenda”. “Eu adoro o campo, sinto-me em paz”, confessou.

Quanto à integração na família do cavaleiro, ambos garantem que o ambiente é de harmonia. João Moura Caetano assegura que os pais, Paulo Caetano e Dita Caetano, estão radiantes com a chegada de mais um neto. “Os netos são a luz dos olhos dela”, disse sobre a mãe, acrescentando que se trata de uma família tradicional, mas respeitadora. Luíza confirma: “Sempre me receberam muito bem. Sinto-me em casa. Sempre me receberam com muito carinho.”

Consciente do passado e das polémicas, Luíza Abreu prefere olhar em frente. “Passado todos temos, o que importa é o que irá acontecer a partir daqui”, afirmou. Agora, com um bebé a caminho, João Moura Caetano resume o essencial: “Sou muito grato a Deus por vir um bebé, seja menino ou menina. Que venha bem e que venha com saúde, é o que conta.”

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável