
Ao longo dos últimos quase dois anos a rainha Letizia tem perdido protagonismo e poder na coroa de Espanha! Algo que ninguém pode negar. O escândalo Jaime del Burgo - o ex-cunhado que veio garantir que viveu um caso amoroso com a ex-jornalista quando esta já estava casada com o rei - manchou para sempre a sua reputação. Além disso, é notória a distância que agora existe entre ela e Felipe.
À conta deste escândalo, os reis de Espanha terão feito um acordo: são um casal diante do público continuando a aparecer juntos nas obrigações institucionais e em privado cada um é livre de fazer o que bem entender desde que mantenham a discrição. Este acordo foi celebrado para bem da monarquia e para assegurar o futuro da princesa Leonor como próxima rainha do país vizinho.
Só que desde que rebentou o já referido escândalo Letizia ficou com a agenda oficial muito menos preenchida, por ordem da Casa Real que "tirou o tapete" à rainha. Desde então, Felipe VI tem tentado encontrar uma solução para substituir a mulher. Encontrou-a agora. Quando a princesa Leonor terminar a sua formação militar (ainda lhe falta o ramo da força aérea) será chamada a assumir mais responsabilidades oficiais. Caberá à princesa das Astúrias tomar, aos poucos, o lugar da mãe.
Há ainda a rainha Sofia a quem Felipe VI se vê obrigado a dar mais descanso. A rainha emérita já tem uma idade avançada e tem alguns problemas de saúde. Assim, o rei considera que a melhor opção será dar também protagonismo à infanta Sofia. Caberá à filha mais nova - que já em abril celebra a maioridade - dos reis começar a substituir a avó.