
Mario Vargas Llosa está hospitalizado desde o passado sábado, depois de lhe ter sido diagnosticada covid-19. A saúde do escritor peruano de 87 anos voltou, então, a piorar, de acordo com um comunicado redigido pelos seus filhos, Álvaro, Gonzalo e Morgana.
"Por causa do interesse dos meios de comunicação social na saúde do nosso pai, tornamos público que ele está hospitalizado desde sábado depois de lhe ter sido feito um diagnóstico de covid-19. Está a ser tratado por excelentes profissionais e acompanhado pela sua família", pode ler-se, de acordo com o ‘Lecturas’.
Esta é a segunda vez em que o novo coronavírus levou à degradação do estado de saúde do lendário autor, que em 2010 venceu o prémio Nobel, depois de já no início de 2022 ter dado entrada numa unidade hospitalar pelo mesmo motivo.
Nos últimos tempos, Vargas Llosa tem sido notícia também por motivos que dizem respeito à sua vida amorosa, depois do final da sua relação com a socialite Isabel Preysler, tendo depois retomado a relação com a sua ex-mulher, Patricia Llosa.