
O navio de treino da Armada Espanhola 'Juan Sebastián Elcano' continua a sua viagem com a Princesa Leonor (19 anos) a bordo. Este navio já passou por diversos lugares e a filha do rei Felipe VI e da rainha Letizia chegou a ser apanhada em biquíni nos seus tempos livre da viagem.
A princesa está agora em Lima, capital do Peru, onde o navio permanecerá atracado no porto de El Callao. No entanto, a chegada deste navio de treino ao porto não ocorreu sem complicações, tendo sido alvo de uma reviravolta de última hora que ninguém estava à espera.
Conforme foi relatado por diversos órgãos de comunicação, como o espanhol 'La Vanguardia', quando o navio chegou a El Callao, no Peru, foi afetado por um denso nevoeiro, um fenómeno bastante comum nesta zona, tendo sido escoltado pelo navio-escola 'Unión', da Marinha do Peru, considerado o maior barco do género de toda a América. Ao chegar à base naval no porto peruano, o navio de treino foi recebido com uma Dança dos Marinheiros, realizada por membros da Marinha Peruana, como símbolo de boas-vindas. Essa tradição de longa data remonta ao século XVI e serve sinal das intenções pacíficas dos visitantes.
Luis Carreras de Campo, comandante do 'Juan Sebastián Elcano', declarou-se satisfeito por o seu navio ter conseguido chegar em condições, dizendo: “Conseguimos fazer previsões meteorológicas adequadas e também tivemos sorte, o que é sempre necessário no mar, e conseguimos navegar bem e em boas condições em todos os lugares. A viagem a indo muito bem; não tivemos ainda nenhum contratempo”, afirmou.
A princesa Leonor chegou a um país onde a Presidente, Dina Boluarte, se viu obrigada a decretar a lei marcial devido às altas taxas de criminalidade que o país enfrenta. A princesa e os seus companheiros estão limitados nos seus movimentos por força da lei marcial decretada e estão sempre em estado de alerta e emergência.