
Depois dos polémicos três divórcios e das denúncias sobre o harém do rei Rama X da Tailândia, o monarca enfrenta agora mais um escândalo familiar. O príncipe herdeiro, de 15 anos de idade, vive longe dos olhos do público porque o pai terá vergonha.
Dipangkorn Rasmijoti é o único filho do rei Maha Vajiralongkorn e da sua terceira ex-mulher, Srirasmi Suwadee. É também o mais novo de todos os sete filhos do monarca e poderá vir a reinar na Tailândia com o título de Rama XI - embora isto não seja certo dado que os seus pais são divorciados. Se o rei tiver um filho homem com a atual mulher, Suthida, o príncipe sai da linha de sucessão, tal como os seus quatro irmãos mais velhos. Os rumores de que o jovem é autista subiram de tom após o divórcio polémico dos pais, em 2014. A ex-princesa foi banida do palácio com uma compensação financeira de 5,1 milhões de euros e perdeu a custódia do filho. Desde então Dipangkorn estará a ser mantido numa "prisão de ouro" na cidade alemã Feldafing, a 36 quilómetros de Munique, como conta a 'Vanitatis'.
O príncipe estará a ter uma educação especial por ordem do seu pai, que inclui tratamento médico. "Os rumores sempre existiram, mas posso confirmar que o seu pai sempre quis que ele recebesse tratamento", afirma um ex-funcionário da Villa Medica, uma clínica de referência e de elite na Alemanha.
Dipangkorn estaria a viver numa "prisão de ouro" cercado por 20 empregados mas longe da família. Paralelamente, o príncipe estuda na Waldorf School, na cidade de Wolfratshausen, desde 2011. Das poucas vezes em que foi visto foi apanhado a fazer voluntariado, a limpar as janelas do templo Rangsri Vadhana Memorial. Também foi visto a dar água e comida à população. Com a família, Dipangkorn surge publicamente apenas com as duas irmãs, Bajrakitiyabha, a primogénita do rei, e Sirivannavari. Os seus quatro irmãos mais velhos foram banidos.
Das poucas vezes em que foi visto foi apanhado a fazer voluntariado, a limpar as janelas do templo Rangsri Vadhana Memorial. Também foi visto a dar água e comida à população. Com a família, Dipangkorn surge publicamente apenas com as duas irmãs, Bajrakitiyabha, a primogénita do rei, e Sirivannavari. Os seus quatro irmãos mais velhos foram banidos.