
Letizia passou anos a ter de lidar com os problemas de saúde da sobrinha Carla Vigo, filha de Erika Ortiz, a irmã mais nova da rainha de Espanha, que foi encontrada morta em 2007, aos 31 anos.
Carla, que agora tem 23 anos e tem tentado seguir a carreira de atriz, falou dos problemas que tem enfrentado desde a morte da mãe, sem esconder os desafios com a depressão, anorexia e bulimia.
"Levei muitos anos para ter consciência […] Gostaria de me ter despedido dela, mas despedi-me numa carta que publiquei online", afirmou. "Entendi que ela tinha uma doença, mas senti-me abandonada, porque escolhes viver ou não. Na minha família, a saúde mental nunca foi um tabu, sempre me levaram a psicólogos e cuidaram de mim", afirmou ainda numa entrevista antiga à 'Lecturas', admitindo também sentir-se culpada pela morte da mãe.
No ano passado, Carla passou por novos problemas quando se separou do então namorado. "Não comi nem dormi durante uma semana porque tinha acabado com o Álvaro e fui internada num hospital psiquiátrico".
Apesar de não poder falar da família real espanhola, incluindo das primas Leonor e Sofia, Carla fez questão de reconhecer o apoio da tia Letizia ao longo dos anos. "Ela é a melhor, apoio-a em tudo", comentou. "É como Deus, está em todo lugar".
Carla tinha 6 anos quando perdeu a mãe, irmã de Letizia. O pai da menina, Antonio Vigo, passou depois a contar com os antigos sogros, Paloma Rocasolano e Jesús Ortiz, na educação da filha e no apoio emocional.