
O rei Felipe VI e a rainha Letizia de Espanha decidiram que é a altura de posar para a eternidade pela lente de Annie Leibovitz, considerada uma das maiores fotógrafas do mundo, especialista em retratar celebridades. Uma iniciativa numa altura em que passam 10 anos de reinado de Felipe e 20 anos de casamento... mas numa altura em que estão no centro de uma enorme polémica.
O momento será captado para a coleção do Banco de Espanha, revela o ‘El País’, e irá também marcar a duas décadas do seu casamento, naquela que será a primeira ocasião em que Felipe VI e Letizia irão posar para uma instituição que não seja a Casa Real de Espanha.
Annie Leibovitz, de 74 anos, foi considerada uma lenda viva pela biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, e ficou popularizada pelo retrato feito a John Lennon e Yoko Ono poucas horas antes de o cantor dos Beatles ter sido assassinado em 1981.
No portefólio da norte-americana constam ainda celebridades como a rainha Isabel II, Michael Jackson, Barack Obama, Kim Kardashian, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper, a montagem com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi para o famoso anúncio da Louis Vuitton, ou, mais recentemente, Volodymyr Zelenskyy e a mulher, Olena Zelenska, após o espoletar do conflito russo-ucraniano.