
Afinal, a ligação de Letizia com o alegado amante Jaime del Burgo já tinha sido revelada em 2013 no livro 'Adios, Princesa', de David Rocasolano Llaser, primo da rainha espanhola.
O livro, um dos mais polémicos sobre Letizia, que afastou David Rocasolano de toda a família, expõe um jantar do advogado com a prima, Felipe VI e Jaime del Burgo.
"Jaime del Burgo é o homem certo para discutir sobre acordos matrimoniais, sobre como tratar Letizia ou qualquer outra coisa. Nunca conheci na minha vida uma pessoa com tantas opiniões sobre os temas mais diversos. De leis a carros, de arte a lingerie - um verdadeiro craque. Foi na casa de Jaime que a minha prima Letizia superou todos os registos de hipocrisia que já vi, e recordo que sou advogado", escreveu David Rocasolano, citado pelo 'El Nacional'.
"Tivemos um jantar na casa de Jaime, um apartamento no último andar na rua Serrano que custava cerca de 3 milhões de euros. Parece que não lhe falta dinheiro. A sua família tem fortes ligações ao Opus Dei e isso influenciou as palavras de Letizia naquela noite, mas ela podia ter ficado calada", continuou.
David Rocasolano recordou que naquela noite, com Felipe VI e Jaime del Burgo à mesa, os quatro falaram sobre o direito das mulheres ao aborto. Letizia seria, portanto, a única mulher à mesa. O autor do livro preferiu não dar uma opinião, Felipe e Jaime eram contra o direito ao aborto em qualquer circunstância, e Letizia, que terá pedido ajuda ao primo para esconder documentos sobre uma suposta interrupção da gravidez, terá dito que era contra a intervenção médica.
A descrição deste jantar é a primeira prova da relação próxima de Jaime del Burgo com Felipe VI e Letizia. A rainha está debaixo de uma forte polémica depois que, em novembro, o jornalista Jaime Peñafiel publicou um livro, 'Letizia y Yo', em que a acusa a mulher de Felipe VI de ser infiel, com vários casos extraconjugais, incluindo com Jaime del Burgo - que foi depois seu cunhado, casado com Telma Ortiz.
No livro, del Burgo assume ter sido amante da rainha. Insatisfeito com as declarações que foram publicadas naquele livro, del Burgo recorreu em dezembro ao X (antigo Twitter) para contar mais pormenores da suposta relação com a rainha, que, segundo ele, teve quatro fases: a primeira quando a ex-jornalista namorava o então príncipe Felipe; a segunda fase de amizade; a terceira fase uma relação extraconjugal entre 2010 e 2011 que terá sido reatada dentro do palácio da Zarzuela; e a última fase como cunhados, quando del Burgo casou com Telma Ortiz, apenas alguns semanas depois do início do namoro.
Mas del Burgo foi mais longe nas suas declarações a Peñafiel e assumiu ser um amigo íntimo de Felipe VI, apesar do seu interesse em Letizia.
O palácio ainda não reagiu a estas declarações mas os especialistas na casa real espanhola referem que esta é a pior crise no casamento de Letizia e Felipe. O casal vai fazer 20 anos de casamento em maio.