
Boris Johnson está novamente em foco no Reino Unido após ter sido revelado que o antigo primeiro-ministro britânico recebeu mais de 1 milhão de libras, ou aproximadamente 1,1 milhões de euros, nos dois meses após ter-se demitido da posição de chefe de governo, para discursar em vários países.
A lista inclui a presença no jantar organizado para celebrar o primeiro aniversário da CNN Portugal no dia 21 de novembro, em Lisboa, em troca de um valor de aproximadamente 250 mil euros pago pela Media Capital, por oito horas de trabalho. O acordo incluiu transporte, alimentação e alojamento, segundo documento revelado pelo jornalista Peter Walker, do ‘The Guardian’. No jantar, o ex-líder britânico tirou fotografias ao lado de personalidades portuguesas como Cristina Ferreira ou Carlos Moedas.
It is quite something to make £750,000 in a single month from speaking engagements and *also* continue to accept free accommodation worth £3,500 a month from a rich mate. pic.twitter.com/6p6RGCgnCt
— Peter Walker (@peterwalker99) December 14, 2022
No evento, Boris Johnson discursou acerca da guerra na Ucrânia e das consequências geopolíticas que resultarão do conflito, numa conversa com o jornalista da CNN internacional, Richard Quest.
Recorde-se que Boris Johnson abandonou o cargo de primeiro-ministro no início de julho deste ano, tendo sido sucedido por Liz Truss, também do Partido Conservador, que protagonizou uma das mais curtas passagens pelo número 10 de Downing Street, permanecendo apenas 50 dias como líder do governo britânico, posição agora ocupada por Rishi Sunak.