No ano em que atingiu a maioridade, a princesa Isabella da Dinamarca está no centro de uma polémica. A filha do rei Frederico e da rainha Mary está a ser alvo de críticas depois de ter sido fotografada no Festival de Skanderborg, também conhecido como Smukfest, a usar uma t-shirt com uma frase que muitos consideram imprópria.
O festival, que se realiza anualmente no segundo fim de semana de agosto, contou este ano com a presença de Isabella e do irmão mais velho, o príncipe Christian, herdeiro ao trono dinamarquês.
A princesa acompanhou, a partir dos bastidores, o concerto da sua banda dinamarquesa favorita, Suspekt, conhecidos pelo estilo sombrio e pelas letras provocatórias.
A polémica surgiu após a imprensa local divulgar imagens da princesa a usar uma t-shirt de merchandising desta banda, com a frase "Bollede ham i går" que, traduzida para português, significa “Fiz sexo com ele ontem”. Embora se trate de uma referência a uma das músicas mais conhecidas do grupo, a escolha desta peça para um evento público por parte da filha do rei gerou algum desconforto.
A camisola, vendida no site oficial da banda por cerca de 40 euros, rapidamente desencadeou críticas nas redes sociais e entre comentadores: “Não considero totalmente apropriado usar uma t-shirt deste género, porque a realeza deve manter uma postura que a distinga. É importante preservar um certo estilo e classe”, afirmou Jarl Cordua, consultor de comunicação, ao jornal dinamarquês 'B.T.'.
O Smukfest, apelidado de “o festival mais bonito da Dinamarca”, é um evento que, com frequência, conta com a presença de membros da família real do país. O próprio rei Frederico já participou em edições anteriores e há possibilidade de regressar brevemente, sobretudo agora que estes seus filhos se assumem fãs do festival.