
Quando deixou as funções como membro sénior da casa real britânica o príncipe Harry afirmou na entrevista com Oprah Winfrey que "sem a herança da mãe não conseguiria ter feito isso". Contudo, há uma outra herança, maior do que a deixada pela princesa Diana, em que o duque de Sussex foi o maior beneficiário e ainda poderá ganhar mais dinheiro.
A rainha-mãe, Isabel Bowes-Lyon, quis proteger os bisnetos no seu testamento, em especial Harry, para compensá-lo do facto de o irmão, William, tornar-se multimilionário quando for rei.
"Em 1994, a rainha-mãe supostamente colocou de lado dois terços do seu dinheiro num fundo para os bisnetos. Os príncipes William e Harry supostamente partilham 14 milhões de libras da propriedade da sua falecida bisavó. A maior parte do dinheiro vai para o mais novo, dado que William vai beneficiar financeiramente quando tornar-se rei", noticiou a 'BBC' após a morte da rainha-mãe, em 2002.
Esta informação foi confirmada por outros meios de comunicação britânicos, inclusive em novas reportagens de 2018.
A revista 'Cosmopolitan' acrescentou ainda que este fundo da rainha-mãe ainda vai voltar a beneficiar os bisnetos quando chegarem aos 40 anos. Ou seja, em setembro de 2024, quando Harry fizer 40 anos, poderá dividir com William outros 8 milhões de libras. Como mudou a fortuna de Harry
Como membro da casa real britânica, 95% dos rendimentos do duque de Sussex vinham do ducado da Cornualha, ou seja de uma mesada que o pai, o então príncipe Carlos, dava aos filhos, que, segundo as declarações de IRS, rondavam os 4 ou 5 milhões de libras ao ano. Os contribuintes britânicos davam os outros 5%.
No ano em que Harry e a mulher cortaram a relação com o palácio de Kensington, Carlos deu "uma quantia substancial" para apoiar a transição de Harry e Meghan Markle, noticiou a 'BBC'.
As contas indicam que entre abril e junho de 2020, os últimos meses dos Sussex na casa real, o ducado da Cornualha deu 4,5 milhões de libras ao palácio de Kensington. Não se sabe quanto Harry e Meghan receberam exatamente. "O financiamento acabou", disse um porta-voz à 'BBC'.
Qual foi a herança da princesa Diana?
William e Harry dividiram 13 milhões de libras da herança da mãe, a princesa Diana, que morreu num acidente de automóvel em 1997.
Harry também terá acumulado alguns milhares de libras pelo seu trabalho como militar. Naquele período recebia 50 mil libras ao ano.
Qual é a fortuna de Meghan Markle?Quando Meghan Markle ficou noiva do príncipe Harry, em 2017, e abandonou oficialmente a carreira de atriz bem como de influenciadora (onde tinha um "lucrativo negócio" com o blogue, como ela própria disse no documentário da Netflix), a duquesa de Sussex teria já acumulado uma fortuna perto de 7 milhões de dólares. A maior parte do rendimento saiu, claro, da série 'Suits', onde Meghan recebia 50 mil dólares por cada episódio, ela apareceu em mais de 100 episódios. Mas os seus pagamentos em outras produções, com papéis menos conhecidos, rondavam os 100 ou 200 mil dólares.
Aquela fortuna de 7 milhões de dólares de Meghan aumentou substancialmente após a saída dos Sussex da casa real, em 2020, quando assinaram contratos milionários com a Netflix, o Sportify e a editora Peguim House - com esta última para quatro livros.
O acordo com o Spotify já foi quebrado e o contrato com a Netflix também parece estar com problemas pela falta de conteúdos, mas a Penguim House lançou dois livros do casal (o livro infantil de Meghan, 'The Bench', e a biografia de Harry, 'Spare') e espera mais dois.
Quais são os gastos de Meghan Markle e do príncipe Harry?
A primeira grande despesa de Meghan Markle e do príncipe Harry quando deixaram as funções na casa real foi devolver a fortuna que os contribuintes britânicos gastaram em Frogmore Cottage, a casa em Windsor que a rainha Isabel II deu aos dois.
O Estado pagou 2,44 milhões de libras nas renovações da casa, valor este que foi devolvido por Harry e Meghan.
Os Sussex estão desde então numa série de batalhas judiciais contra os tablóides britânicos, sobretudo por invasão de privacidade e acusações de espionagem, que podem se revelar em grandes perdas financeiras pelos custos dos tribunais.
Meghan Markle teve algumas perdas, outras vitórias. Harry também tem quatro processos em andamento, num dos quais deverá receber uma compensação por ter sido seguido por papararazzi, sobre os outros ainda não há previsão de conclusão. Não está claro quanto dinheiro os Sussex vão perder por avançar com os processos.
As despesas com a segurança privada são a maior preocupação de Harry e Meghan, que já viram a mansão de Montecito, de 11 milhões de dólares, ser invadida várias vezes, e também recebem cartas com ameaças de morte.