Não é segredo que o antigo rei espanhol era um sedutor e as suas muitas infidelidades são do conhecimento público, além de terem sido uma fonte de agonia para a rainha emérita Sofia, ao longo do seu casamento. A lista de supostas amantes é excessivamente longa para um único homem. Pilar Eyre no livro 'The Solitude of The Queen' garante que o antigo monarca terá tido mais de 1500 mulheres, entre as quais... a falecida princesa Diana.
Também Colin Campbell, biógrafo da princesa Diana, garantiu que a princesa de Gales e o rei espanhol tiveram uma aventura amorosa durante o verão de 1986 e no mês de abril do ano seguinte. Já a espanhola Pilar Eyre avança que as aventuras sexuais entre o improvável casal terão durado muito mais tempo.
O caso amoroso terá começado durante uma das vezes em que os príncipes de Gales passaram férias como os reis de Espanha. E foram muitas vezes, já que Carlos e Diana estavam entre as visitas frequentes de Juan Carlos e Sofia. Contudo, a 'princesa do povo' ter-se-à queixado do comportamento inapropriado do rei espanhol. Terá mesmo dito que se sentia incomodada com o facto de ele a ter tentado tocar por diversas vezes.
Ken Wharfe, antigo guarda-costas de Diana, foi quem revelou as queixas da falecida princesa. "É um homem encantador mas demasiado libidinoso... demasiado atento. Contei ao meu marido, mas disse-me que sou exagerada. Parece absurdo, mas parece-me que o rei gosta de mim".
Agora, muitos anos após a morte da Diana, Juan Carlos I fala da princesa no seu livro de memórias 'Reconciliación' [Reconciliação em português]. Nas memórias ditadas a Laurence Debray [a autora que escreveu as memórias do pai de Felipe VI]. Segundo o jornal 'Mirror', o rei espanhol não tem muitas coisas boas a dizer sobre Lady Di.
Juan Carlos descreve a falecida princesa como "fria, taciturna e distante, exceto na presença de paparazzi". Além disso, o rei emérito nega os rumores persistentes de que teria tido um caso com Diana, insistindo que entre eles não houve nada mais do que uma simples convivência.
Os fãs da princesa mostram-se verdadeiramente indignados, sobretudo pelo o facto de Diana não poder defender-se acusações feitas por Juan Carlos: "Diana não pode responder do além, então qual é a intenção de escrever estas coisas?", reclama um fã de Lady Di nas redes sociais. Há há mais: "Isto é repugnante" e "É completamente indigno" são outros dois comentários feitos sobre as memórias do rei espanhol.