'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Rainha em silêncio após Harry avançar para a justiça por causa da segurança no Reino Unido

Duque de Sussex protesta o facto de não o deixarem pagar para ter segurança privada, aquando das visitas ao Reino Unido.
17 de janeiro de 2022 às 21:33
A carregar o vídeo ...

O Palácio de Buckingham manteve-se em silêncio após o príncipe Harry ter apresentado uma queixa contra o Ministério do Interior do Reino Unido, em cuja base está o facto de não ter podido pagar por proteção policial para si e para a sua família durante a última passagem pelo país.

Segundo a ‘Hello!’, a omissão de declarações por parte do palácio real advém do facto deste considerar que a proteção policial é uma matéria respeitante à Polícia Metropolitana e não ao Ministério do Interior.

Um representante legal do duque de Sussex afirmou que é extremamente arriscado deixar o príncipe órfão de segurança por parte da polícia devido aos perigos associados com o seu estatuto de membro da família real: "O príncipe Harry herdou um risco de segurança ao nascer, que o irá acompanhar durante toda a vida. É o sexto na linha de sucessão ao trono, serviu no Afeganistão e, em anos recentes, a sua família esteve sujeita a ameaças bem-documentadas por parte de neonazis e extremistas."

"Os duques de Sussex contratam pessoalmente uma equipa de segurança privada para a sua família, mas esta não consegue replicar o nível necessário de proteção policial quando se encontram no Reino Unido. Na ausência desta, o príncipe Harry e a sua família não conseguem regressar a casa. O duque ofereceu-se para pagar pessoalmente proteção policial no Reino Unido para si e para a sua família em janeiro de 2020. A oferta foi rejeitada. Ele permanece disposto a cobrir o custo desta segurança, para que este não recaia no contribuinte britânico", continuou.

"Durante a última visita ao Reino Unido em julho de 2021, para revelar uma estátua em honra da sua falecida mãe, a sua segurança foi comprometida devido à ausência de proteção policial enquanto abandonava um evento de caridade. Após outra tentativa de negociar ter sido rejeitada, ele procurou uma revisão judicial em setembro de 2021 para desafiar o motivo de tomada de decisão por detrás dos procedimentos de segurança, na esperança de que isto possa ser reavaliado. O Reino Unido será para sempre a casa do príncipe Harry e um país no qual quer que a sua mulher e os seus filhos possam estar em segurança. À ausência de proteção policial, está associado um grande risco pessoal. O príncipe Harry espera que esta petição, após dois anos de pedidos por segurança no Reino Unido, possa resolver esta situação", completou.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável