'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Revelado relato inédito sobre a morte da rainha Isabel II: "Não estaria ciente de nada. Sem dor"

Revelado memorando com pormenores até hoje desconhecidos acerca do falecimento de Isabel II, que morreu de forma pacífica.
12 de janeiro de 2024 às 18:24
A carregar o vídeo ...

A morte da rainha Isabel II, no dia 8 de setembro de 2022, foi um dos acontecimentos mais marcantes dos últimos anos, com a monarca a ter cumprido mais de 70 anos no trono do Reino Unido. Dado tratar-se de uma situação extremamente delicada para a Coroa britânica, existem pormenores que só agora estão a ser desvendados, com outros a serem mantidos a sete chaves.

Desta feita, foi revelado o conteúdo do memorando enviado no dia do falecimento da soberana, que detalha os seus momentos finais, redigido por Sir Edward Young, secretário privado de Isabel II: "[Morte] muito pacífica. No sono. De idade avançada. Não estaria ciente de nada. Sem dor."

O documento, que está agora nos Arquivos Reais, não fora conhecido até agora, tendo sido incluído numa nova biogragia do rei, ‘Charles III: New King, New Court. The Inside Story’ [‘Carlos III: Novo Rei, Nova Corte. A História Vista por Dentro’, em português], da autoria de Robert Hardman, citado pelo ‘Daily Mail’.

A obra inclui ainda uma outra novidade: uma caixa com documentação foi levada até ao leito da morte da rainha Isabel II, contendo duas cartas seladas, uma para o rei Carlos III e uma outra para o próprio Edward Young, com a publicação a afirmar que provavelmente o texto nelas escrito nunca verá a luz do dia.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável