
Sanna Marin anunciou que está em processo de divórcio de Markus Raikkonen, seu marido desde 2020, com quem está numa relação há 19 anos e tem uma filha em comum, Emma, de cinco anos. A revelação foi feita de forma conjunta pela primeira-ministra finlandesa e pelo seu antigo companheiro, ambos de 37 anos, através das redes sociais.
"Juntos, pedimos o divórcio. Estamos gratos pelos 19 anos vividos em conjunto e pela nossa amada filha. Continuamos a ser melhores amigos, próximos um do outro e pais carinhosos. No futuro, iremos prosseguir a passar tempo juntos enquanto família. Desejamos que a nossa privacidade seja respeitada. Não iremos fazer mais qualquer comentário", afirmou o ex-casal, numa ‘story’ do Instagram, na qual é ainda visível uma fotografia de ambos.
A natural de Helsínquia tornou-se em 2019 na mais jovem primeira-ministra do país e chegou mesmo a ser a mais jovem chefe de Estado a nível global. Em abril, perdeu as últimas eleições para Petteri Orpo, do partido de centro-direita Coligação Nacional, que irá nos próximos meses ser chamado a iniciar os procedimentos com vista à formação de um novo executivo.
Marin ficou ainda notabilizada pela polémica em que se viu envolvida, devido aos vídeos em que apareceu a dançar numa festa com amigos, tendo-se depois defendido, argumentando que o facto de ter uma vida social ativa em nada era incongruente com as suas funções de primeira-ministra. "Sou humana", disse na altura, "às vezes também preciso de alegria, luz e diversão no meio das núvens da escuridão". E garantia que esses momentos de escape com os amigos em nada prejudicava o seu trabalho como primeira-ministra: "Nunca faltei um único dia ao trabalho", afirmou.