O ano de 2020 foi um ano de má memória para Javier Santo. Depois do tribunal lhe ter dado razão e o ter considerado filho de Julio Iglesias, eis que meses mais tarde a Justiça deu o dito por não dito e o homem, que anos luta para que a paternidade do cantor espanhol lhe seja reconhecida, ficou a saber que já não poderia requerer nada nessa qualidade, ou seja, de filho de Iglesias.
O novo acordão não deu ao filho de uma portuguesa, Maria Edite Santos, a hipótese de recorrer. Contudo, Javier Santos garantiu que não iria desistir e que lutaria até ao fim dos seus dias. E assim é. Volvidos cinco anos, o homem parece ter uma nova hipótese para continuar a sua luta de ser reconhecido como filho do cantor romântico mais conhecido do mundo.
O 'ABC' avança que poderá existir uma nova oportunidade legal para Javier Santos caso este decida levar o processo para os Estados Unidos, como explicou o advogado de Javier, Fernando Osuna, ao referido jornal espanhol. “Estamos a tentar entrar com o processo nos Estados Unidos. Procuramos um escritório de advocacia americano que queira colaborar connosco”, explica o advogado, que já estará em negociações com escritórios de Miami, onde Iglesias reside atualmente.
"Javier não quer dinheiro. Ele só quer a sua dignidade e o estatuto de filho de Julio Iglesias”, explicou ainda o advogado ao 'ABC', enfatizando que o jovem está até disposto a assinar uma renúncia à sua parte da herança e a quaisquer benefícios que possam advir dela.