
Juan Carlos poderá instalar-se em Cascais ao longo do próximo mês de julho. A notícia é avançada pela imprensa espanhola que acredita que o rei emérito está farto do seu exílio de luxo nos Emirados Árabes Unidos e que se quer regressar a Espanha. Só como isso ainda não é possível - pelo menos para já - Felipe VI terá autorizado que fique o mais perto de Madrid possível, portanto, a solução encontrada foi Portugal.
A 'Operação Cascais' já foi posta em marcha. Aqui, Juan Carlos estará como que em casa, pois é uma vila que conhece bem. Já cá viveu na sua juventude. Tem cá muitos amigos, quase todos eles pertence à elite portuguesa, como é o caso de Francisco Pinto Balsemão, as famílias Pereira Coutinho e Espírito Santo e, inclusivamente, o ainda Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A somar a tudo isto, ainda tem o mar à porta.
Em 2020, quando se colocou a necessidade do monarca se exiliar diante tantos escândalos a mancharem o seu nome, já a possibilidade de Cascais havia sido equacionada pela Casa Real. Mas as condições oferecidas por Abu Dhabi acabaram por ser mais tentadoras. Contudo, agora mais do que nunca, Juan Carlos quer mudar-se para Portugal… enquanto não ganha o “braço de ferro” com o filho e regressa a casa.
Recorde-se que os Bourbon estiveram exilados no Estoril. Foi cá, que o seu irmão mais novo morreu na sequência de um suposto acidente com uma arma. Foi 'Juanito', como era tratado que atirou acidentalmente sobre o irmão.