Famosos condenam atitude de Dalai Lama, que pediu a criança para que lhe chupasse a língua
Conduta do líder espiritual tibetano, de 87 anos, causou revolta entre as personalidades portuguesas.
Estalou a polémica com um vídeo viral que mostra o líder espiritual do budismo Dalai Lama a pedir a um menino que lhe chupe a língua, durante uma receção no seu templo a estudantes da Indian M3M Foundation, em fevereiro. O caso gerou revolta a nível internacional e também em Portugal há quem se tenha mostrado indignado com o gesto do chefe de Estado tibetano.
Rita Ferro Rodrigues, atenta como habitual às notícias recentes, recorreu às redes sociais para demonstrar o seu desagrado para com o ‘clip’ que tem circulado: "Acordei com a notícia do vídeo do Dalai Lama que não reproduzo aqui por ser absolutamente chocante e a identidade da criança não estar protegida", afirmou, num ‘story’ do Instagram.
"Trata-se de abuso sexual de menores, protagonizado por um homem ‘endeusado’. Nojo. Repúdio. Católicos, budistas, não me interessa. Nojo total e muita preocupação", rematou a apresentadora.
Também Jessica Athayde não se absteve de expressar desaprovação perante o vídeo: "Um pedido de desculpa não faz com que isto seja ok. Não existem consequências para nada, nem para ninguém hoje em dia", frisou a atriz, na mesma plataforma.
Refira-se que o 14.º Dalai Lama já partilhou um curto pedido de desculpas através do seu site institucional e das redes sociais: "Um vídeo tem circulado que mostra um encontro recente quando um rapaz pergunou à Sua Santidade o Dalai Lama se lhe poderia dar um abraço. A Sua Santidade deseja pedir desculpas ao rapaz e à sua família, assim como aos seus muitos amigos pelo mundo fora, pela dor que as suas palavras possam ter causado", pode ler-se.
"A Sua Santidade frequentemente provoca pessoas que conhece numa forma inocente e brincalhona, mesmo em frente às câmaras. Ele está arrependido do incidente", concluiu.