
No início dos anos 90, Marco Paulo anunciava ao País uma das suas maiores alegrias: o nascimento do afilhado, Marco António, filho dos campadres Maria Violante e António (Toni) Coelho, que haveriam de acompanhar o cantor até ao último dia (24 de outubro). Marquinho, como era chamado em criança, tornou-se rapidamente o filho que o cantor nunca teve, como o próprio afirmou diversas vezes.
A ligação era de tal forma próxima que a mãe de Marquinho, Maria Violante, viu-se obrigada recentemente a repor a verdade sobre a paternidade do filho, depois de ter sofrido em silêncio durante muitos anos com as insinuações que apontavam marco Paulo como o verdadeiro progenitor da criança. "Eu sei a realidade mas está a tomar uma dimensão tão grande que está a ultrapassar as marcas. Inclusive porque está a afetar o meu filho", lamentou Maria Violante em declarações à TV7 Dias.
"O pai do meu filho é o António Coelho, o Toni, não conheci o Marco Paulo antes do meu oitavo mês de gravidez. Foi quando fui viver para a quinta. Passado um mês nasceu o Marquinho e do hospital saímos para lá. Já lá estava a viver, já tinha passado o Natal, o Ano Novo... Para mim é casa. Foi lá que vivi momentos muito agradáveis e infelizes também", garantiu à mesma publicação.
A relação íntima de Marco Paulo com o afilhado levou inclusivamente a uma grande polémica no ano passado, quando o antigo deputado do PSD, José Pacheco Pereira, fez insinuações sobre a relação "ambígua" de "um artista de variedades" com o seu afilhado que teria "comprado" aos pais, apesar de nunca referir o nome de Marco Paulo. O cantor reagiu de imediato, repudiando as alegações.
Com o futuro "resguardado"
Atualmente com 33 anos de idade, Marco António é músico e vive nos Países Baixos com a namorada polaca, Aleksandra. Durante o período em que o padrinho esteve doente, a lutar contra o cancro no fígado e nos pulmões, Marquinho fez questão de viajar diversas vezes a Portugal, para estar junto daquele que tanto o acarinhou durante a infância e adolescência. Marco António foi sempre um dos principais apoios de Marco Paulo que fez questão de o incluir no testamento para que nada lhe faltasse no futuro.
"Preocupo-me com o futuro dele. Já fiz o testamento e ele está incluído. Organizo tudo a preparar o futuro das pessoas que estiveram sempre ao meu lado. Já precavi tudo isso para que elas estejam resguardadas", revelou então à 'TV Guia'.
De facto, Marco Paulo deixou a sua fortuna ao compadre António Coelho e a Marquinho, deixando de fora a família de sangue, irmãos e sobrinhos. A leitura do testamento (31 de outubro) do cantor revelou que Marco Paulo juntou um património milionário bastante superior do que se supunha.
Só em termos imobiliários, o cantor tinha, para além da quinta nos arredores de Sintra, onde era gravado o programa da SIC 'Alô Marco Paulo', uma moradia no Algarve, dois apartamentos em Sesimbra, dois apartamentos na Costa de Caparica, uma moradia nos Estados Unidos e um apartamento em Paris. A somar a todas estas casas, juntam-se vários automóveis topo de gama, um barco e várias contas bancárias de valores avultados, para além do vasto espólio artístico – que será entregue à Câmara Municipal de Mourão para o museu em nome do artista.
A vida nos Países Baixos ao lado de Aleksandra
Apesar de ser um dos principais herdeiros da fortuna do padrinho Marco António irá manter a sua vida sem grandes mudanças – pelo menos para já. Segundo a 'TV Guia', Marquinho vai deixar Portugal e continuar com as mesmas rotinas até então. O afilhado do cantor continuará a dar aulas de música em Amesterdão e a dar concertos na Grã-Bretanha, nos Países Baixos, Suécia e outros países escandinavos. A seu lado mantém-se a namorada de origem polaca Aleksandra.
Marco António e Aleksandra conheceram-se em Amesterdão, onde os dois se encontravam a estudar, e desde então nunca mais se largaram. A jovem de 23 anos de idade acompanhou, várias vezes, as visitas de Marquinho ao padrinho, principalmente em momentos em que o cantor estava mais debilitado.