
Licenciado em Agronomia, João Menezes saiu da Madeira com 17 anos para estudar em Lisboa. Acabou por se apaixonar e viveu, durante cinco anos, com a ex namorada, na capital. Mas o seu sonho sempre foi a vida do campo.
"Entrei no programa até mais para mostrar como é esta vida, é preciso gostar porque o trabalho no campo nunca acaba", explica, em entrevista exclusiva à TV Guia.
João Menezes é oriundo de uma família abastada da ilha mas prefere fazer o caminho pelos seus próprios pés. "Comprei aqui o terreno, mas a casa estava em ruínas. Ao início nem porta tinha, andava a dormir não sei onde".
POBRE MAS REALIZADO
Hoje tem uma casa bonita, o burro Alfredo a fazer-lhe as honras, e uma horta biológica mas "a minha quintinha ainda não dá rendimento", revela João, após saltar do trator, na herdade do patrão.
"Tenho que trabalhar para pagar o que devo". Então, e quem é que cuida da quintinha? "Tenho lá um senhor a ajudar-me. Mais vale vir trabalhar aqui, receber o salário e pagar a esse senhor".
Ao mesmo tempo, o engenheiro agrónomo afirma: "Podia estar na Madeira, ter um bom trabalho e uma boa vida, até porque os meus pais mexem-se bem na sociedade, mas se há coisa que não gosto é de andar ao beija mão". E completa: "Nunca fui tão pobre na minha vida mas também nunca fui tão feliz".
Leia a entrevista, na íntegra, na TV Guia desta semana, já nas bancas.