
Com o Papa Francisco, 88 anos, hospitalizado por causa de uma bronquite que lhe está a provocar dificuldades respiratórias, cabe ao cardeal português José Tolentino Mendonça, 59, substituir o Sumo Pontífice na missa deste domingo, em Roma. Assim, aquele que é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, ganha cada vez mais destaque no Vaticano.
Nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019, Tolentino Mendonça, ensaísta e poeta, nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018, onde foi responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto. Foi ordenado padre em 1990, tinha então 24 anos e sobre a sua vocação religiosa disse que “foi uma coisa da juventude, inconsequente, imprudente, inesperada, que eu procuro manter. Ser padre é (…) aceitar a pobreza como condição. E a pobreza é uma coisa chata de viver. É achar que isso pode ser uma forma de dizer alguma coisa ao seu tempo.“
Com uma obra literária considerável [os seus livros têm sido distinguidos com vários prémios], o hoje cardeal foi para o seminário com 11 anos, escreveu o primeiro poema aos 16. "A poesia é a arte de resistir ao seu tempo", considera aquele que tem no seu círculo de amigos figuras como Judite de Sousa, Helena Sacadura Cabral e Assunção Cristas e o marido. Resta ainda dizer que José Tolentino Mendonça é um dos nomes que mais se fala para suceder ao Papa Francisco e é apontado como futuro líder religioso mais influente do Mundo.