
Bruno Almeida, 32 anos de idade, é um homem de causas. Ativista, luta pelos direitos da comunidade LGBT+. Um das últimas polémicas acabou com o afastamento do psicólogo Quintino Aires dos comentários do 'Extra'. No programa, o psicólogo atacou o concorrente de Castelo Branco: "Acho que é um ato perigosíssimo o que ele fez e sem lógica nenhuma, hoje temos muitos ativistas que são apenas gente inconsciente, é importante que se informem."No domingo, 19 de setembro, durante uma conversa no jardim da casa da Malveira, Bruno Almeida deixou sérias acusações ao músico José Cid. Apelidou-o de "homofóbico", recordando uma participação do músico de 79 anos de idade no programa de Luís Filipe Borges, 'A Revolta dos Pastéis de Nata'. O concorrente do reality show da TVI chegou a mostrar vontade de "lhe dar um sopapo para lhe saírem os olhos de vidro".
As declarações de Bruno Almeida surgiram quando um grupo de concorrentes lançou a ideia de cantar uma canção sempre que um dos participantes fosse expulso nas galas de domingo. Joana Schreyer sugeriu 'Um Grande, Grande Amor' e começou a trautear a famosa música de José Cid.
"Ai, José Cid. Não gosto nada do senhor. Por favor", começou por avisar o arquiteto. "Se eu me for embora, livrem-se de cantar isto na minha saída!", atirou ainda o concorrente do reality show da TVI. "Não quero José Cid, não quero José Cid", apelou ainda para, pouco depois, justificar a animosidade o cantor.
"A sério. Não gosto do senhor. É homofóbico. Do mais que possas imaginar. É bué. Se eu vos mostrasse um vídeo que vi duas semanas antes de vir para aqui…" O episódio acontecei há alguns anos, durante o programa da RTP, 'A Vingança dos Pastéis de Nata', apresentado por Luís Filipe Borges, em 2006, quando se falava no casamento entre pessoas do mesmo sexo e na adoção por homossexuais. "Juro-te… Vi aquele vídeo e só me apeteceu dar-lhe um sopapo para lhe saírem os olhos de vidro. A sério. Fiquei nervoso", admitiu.
"Aquilo realmente foi há alguns anos e toda a gente tem o direito de aprender e de perceber as barbaridades que já disse, mas aquele vídeo é feio para caraças. Ele estava com um homossexual ao lado. Os dois eram quase da mesma idade e o senhor disse-lhe: ‘Você está a ofender-me’. E ele a gozar na cara dele. Mas de uma maneira."
"Estou com vontade de vomitar", provocou José Cid, com Miguel Vale de Almeida ao seu lado, o antropólogo e antigo deputado, envolvido na aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e da lei de identidade de género.
Em 2006, o Miguel Vale de Almeida teve de aturar, num programa de televisão, piadas hilariantes do José Cid a ser delirantemente homofóbico, com a audiência a adorar e a rir-se e o Luís Filipe Borges a ser mau a lidar com tudo aquilo. https://t.co/3ntr628VUK pic.twitter.com/KjptZXAdTg
— Luís Mota Almeida (@luismotalmeida) August 31, 2021