
José Castelo Branco reagiu às alegações de que Betty Grafstein podia ter sido forçada a vir para Portugal para o batizado da neta Constança, em março.
O socialite publicou esta quinta-feira, 21, no Instagram imagens do casal no voo de Nova Iorque para Lisboa. "Recordação da nossa última viagem a Portugal", escreveu. "A Betty não foi obrigada a vir", completou Castelo Branco.
Este mês, a viagem da joalheira de 95 anos voltou a causar polémica após a publicação de um texto sobre o casal na 'Vanity Fair'. Na publicação, a jornalista Alice Hines descreveu como foram as últimas horas de Castelo Branco e Betty em Nova Iorque, na madrugada anterior à viagem, em que Betty afirmou a chorar que não ia voltar a Portugal.
"No início de março, o José ligou-me a dizer que tinham comprado os bilhetes. Tentámos organizar uma sessão fotográfica no dia anterior ao voo. Cheguei a uma casa em desordem. As caixas misteriosas estavam empilhadas num duche inutilizável. Os corredores estavam cheios de roupas. Um quarto parecia uma venda de amostras da Saks devastada por guaxinins. O ambiente era tenso", lê-se.
"Quando estávamos a arrumar as coisas, por volta das 23 horas, ouvi o casal a chorar no quarto", contou ainda. "'Estás a arruinar a minha vida!'", terá gritado Castelo Branco, segundo a publicação.
"'Não vou para Portugal!'", terá respondido Betty. "José saiu do quarto em pânico. Tentei acalmar as coisas e depois fiquei mais três horas a ajudar a fazer as malas. Por volta da uma da manhã, uma hora de jantar pouco habitual para o casal, Betty saiu do quarto. Como se nada tivesse acontecido, aqueceram empanadas, abriram uma garrafa de espumante e falaram sobre celebridades nonagenárias menos jovens do que Betty. No dia seguinte, apanharam o avião", lê-se no texto.
A viagem teve vários altos e baixos para Betty e Castelo Branco. Pouco depois de estar instalada no hotel, a joalheira teve de ser levada ao hospital com uma trombose venosa devido às longas horas no avião.
Dois dias depois Betty teve alta, mesmo a tempo de poder comparecer no batizado da pequena Constança, onde foi fotografada com dificuldades de andar.
O casal continuou instalado num hotel por mais de um mês até que, a 20 de abril, Betty foi novamente internada. O seu estado de saúde, soube-se depois, era uma lesão na anca, que, segundo Betty, foi resultado de agressão de Castelo Branco. As autoridades portuguesas abriram a investigação por alegada violência doméstica e Betty e Castelo Branco estão separados desde então.