
Nas redes sociais correram algumas críticas ao vestido branco que Rute Cardoso usou quando homenageou o marido, o falecido Diogo Jota, em Liverpool, junto ao estádio de Anfield. Alguns internautas - que se escondem atrás de um ecrã de computador - consideraram que o vestido era demasiado curto e um pouco transparente para aquele momento.
Depois deste "julgamento" público, Pedro Chagas Freitas usou, também ele, as redes sociais para mostrar a sua indignação quanto a essas críticas que caíram sobre Rute Cardoso: "A Rute acabou de perder o marido. O homem com quem partilhou uma vida deixou de respirar. Ela não. Ela ficou. A tentar descobrir como é que se respira agora, a tentar perceber como se diz às crianças que o pai morreu, que não vai voltar, que o abraço que pedem antes de dormir vai ter de ser inventado — ou substituído por silêncio", começou por escrever.
Avança o escritor: "Mesmo assim, há idiotas que se dão ao luxo de analisar o vestido que ela usou quando foi a Liverpool. Criticam, disparam julgamentos, sentenças morais, fazem conjecturas mirabolantes, estapafúrdias, miseráveis. Como se o sofrimento tivesse um dress code", opina para se mostrar arrasador: "Isto não é um país; às vezes, é uma latrina. Um urinol moral: toda a gente alivia opiniões sobre a vida dos outros enquanto a própria apodrece em silêncio."
E termina: "A Rute está no interior mais profundo do túnel. Não precisa que lhe apontem o dedo; precisa que lhe segurem a mão. Se não fores capaz disso, cala-te", atira de forma implacável com os críticos. Também Cristina Ferreira se mostrou revoltada com o mesmo assunto: "A Rute foi assim e a coisa mais estúpida que aconteceu a partir daqui é a polémica com o vestido que a rapariga usa. Expliquem-me o que é que se passa na cabeça das pessoas para que isto aconteça?", começou por dizer a apresentadora da TVI esta manhã, quinta-feira, 17, no programa 'Dois às 10'.
"Porque o vestido era transparente, porque o vestido era branco, porque o vestido era curto", continuou Cristina Ferreira realçando as críticas que fizeram um pouco pelo mundo inteiro à viúva. E terminou: "Coitada da miúda, ela ainda deve estar meia anestesiada com isto tudo e depois de certeza que lhe foram falar destas polémicas. Ainda ter de levar com isto...", disse indignada.