Ruben Rua foi dispensado da TVI no ano passado, depois de quatro anos a apresentar o 'Em Família'. Agora, em entrevista ao podcast 'Promenade Presents', o modelo e antigo 'menino bonito' de Cristina Ferreira mostrou-se insatisfeito com as decisões de quem manda nos canais nacionais.
“Eu acho que a televisão tem um problema de timing, ou seja, as pessoas trabalham para a audiência de hoje que sai amanhã. E há uma pressão gigante com os números”, começou por explicar.
“Eu acho que muitos diretores, ainda que tenham às vezes vontade em inovar e trazer algo mais novo, ou mais dinâmico (...) sentem-se receosos porque amanhã vão ver os números de hoje. Preferem às vezes trabalhar para um público mais envelhecido, com conteúdos que estão altamente viciados, do que se calhar pensarmos em fazer coisas de forma diferente”, atirou então.
Ruben Rua especulou ainda sobre o futuro e a sustentabilidade da televisão, numa altura em que a internet e as plataformas de streaming dominam as preferências das gerações mais novas.
“A televisão ainda não percebeu como é que se pode transformar para perdurar. E a grande parte do público que vê a televisão hoje, daqui a 20 anos, já não existe. Daqui a 10 anos, grande parte, já não existe”, alertou.
Recorde-se que, quando regressou à TVI, Cristina Ferreira estendeu a mão a Ruben Rua, seu amigo próximo, e concretizou o seu sonho de consolidar a sua presença na televisão. Começou com o programa 'Viva a Vida', mas acabaria por ter mais oportunidades, que o modelo saboreava e desfrutava, consciente da grande oportunidade que estava a ter.
No entanto, com a perda de protagonismo na vida da diretora e o poder cada vez maior de José Eduardo Moniz, Rua começava a sentir o lugar em risco, e a saída efetivou-se no início de 2025, quando deixou o programa 'Em Família'.
O seu futuro era então explicado como "indefinido", mas a verdade é que esse acabou por ser um termo lisonjeiro para o afastamento do modelo, em definitivo, dos ecrãs da TVI.