'
Drama

Do risco de cegueira ao cancro! Os graves problemas de saúde que Sofia Alves já teve de enfrentar

Com uma fé inabalável, a estrela da SIC já foi obrigada a lutar contra várias e graves doenças. A primeira dela tinha apenas dois anos de idade e, desde etão, outras se seguiram.
Por FLASH! | 20 de fevereiro de 2026 às 19:52
Do risco de cegueira ao cancro! Os graves problemas de saúde que Sofia Alves já teve de enfrentar
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves
Sofia Alves

Sofia Alves é uma das atrizes mais talentosas da sua geração. Portanto, não é de estranhar que, aos 53 anos de idade, tenha já uma longa e bem sucedida carreira tanto na televisão como nos palcos. Contudo, a sua vida tem sido marcada por alguns problemas de saúde, como a própria já revelou.

Tinha apenas dois anos quando passou pelo primeiro grande susto. Revelou a própria que foi acometida por algumas doenças graves na infância como é o caso de uma hepatite. Além disso, debateu-se contra febres altas e convulsões. Entre os cinco e os seis anos sofreu de uma perda temporária de audição.

Anos mais tarde, a atriz - que será a protagonista da nova novela da SIC, 'Páginas da Vida', com estreia marcada já para a próxima segunda-feira, 23 - enfrentou um diagnóstico assustador: cancro de pele. Deu conta que tinha um sinal na zona inguinal que começou a sangrar. 

No início não deu grande importância, pois acreditou tratar-se de uma simples verruga. Quando Sofia Alves, na altura com 40 anos, recorreu ao médico percebeu que a situação, afinal, era grave. O sinal tinha evoluído e quase atingiu o osso. Foi submetida a uma primeira intervenção, que não correu bem. Regressou ao bloco para um segundo procedimento e foi obrigada a fazer quimioterapia oral. Recuperou e foi dada como curada.

Novo susto em 2021 quando foi submetida a uma operação para remover quistos dos ovários. "Comecei a passar muito mal, muito mal. Eu tinha endometrioses muito grandes com dores horríveis, tinha que ir para o hospital com alguma frequência, com muitas hemorragias. Eu fazia TAC's, não se conseguia perceber o que era, porque é que eu não melhorava nem com medicação", conta Sofia numa conversa com Daniel Oliveira que irá para o ar este sábado, 21, na antena da SIC.

"Algo se estava a passar, porque eu tinha a barriga de uma maneira que eu parecia que tinha nove meses de gravidez. Eu vinha gravar e tinham só de dar do peito para cima porque já nem abotoava, portanto já era um assunto…", continuou a contar. Valeu-lhe uma médica que percebeu que estava perante de algo mais grave do que um caso de endometriose.

"Ela disse 'Sofia, há aqui alguma coisa que é muito mais do que uma endometriose'. Eu disse 'não me assuste, porque eu tenho antecedentes familiares de cancro nos ovários' e ela disse 'temos que ver ressonância magnética'. E nós fomos fazer e, de facto, estava lá e era um tumor", assume a atriz diante das câmaras do programa 'Alta Definição'. 

Mas há mais. Sofia Alves também enfrentou o risco de ficar cega sensivelmente na mesma altura em que teve o problema nos ovários. A atriz foi diagnosticada com Zona. "Achei que eram umas borbulhas“, começou por explicar a Júlia Pinheiro em 2024.  “Num espaço de dois dias já estava completamente afetada“, relatou ao mesmo tempo que assumiu que o vírus lhe afetou a zona do rosto.

Foi mesmo muito mau. Apanhou-me um olho e que pode levar à cegueira. E foi dramático… (…) O problema é que estava alojado dentro da vista, ou seja, estava por dentro. Aquelas borbulhas todas dentro da vista. [Era] como sendo queimadura de cigarro. É horrível!“, contou. 

Sofia Alves garantiu que durante a fase mais crítica, nem sequer conseguia abrir o olho afetado. “Dói bastante… É uma dor que afeta a parte nervosa das nossas células. É uma dor horrorosa! Nem com um cabelo à frente… Parecia que tinha levado um tiro na testa. Foi quase até ao osso. É uma sensação terrível…“, acrescentou ainda.

Disseram-me ‘se perderes a vista tem que se fazer uma operação e terá que ser posto um olho de vidro’“, contou assumindo que isso foi o pior de todo o processo. Valeu-lhe a fé para conseguir ultrapassar mais esta fase tão terrível da sua saúde. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...