
Com 60 anos de idade, José Carlos Malato apanhou o maior susto da sua vida, depois de há 11 anos ter sofrido um ataque cardíaco. Atarvés de um exame de rotina, o apresentador da RTP descobriu que "tinha uma carótida obstruída" e corria sérios riscos de vida, nomeadamente de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficar inválido para sempre, ou pior.
Perante o dramático diagnostótico, Malato foi obrigado a mudar radicalmente os seus hábitos de vida. "Perdi 11 quilos", começa por revelar à 'TV Guia'. "Tinha uma carótida obstruída. Ou punha um stent, como pus no coração, ou tomava umas medidas rigorosas", refere.
Ainda que agora desvalorize os resultados dos exames de janeiro, a verdade é que ficou assustado com o diagnóstico que podia ter sido fatal. "Era um processo. E eu agora estou tão bem do coração. Está a correr tudo tão bem, recuperei totalmente do enfarte que tive há 11 anos, não me apetecia nada agora ter uma embolia e ficar com a boca ao lado. Não foi fácil encarar isto", assume à revista.
Agora é tempo de se cuidar, tal como já tinha feito após o enfarte de há 11 anos. Diabético, é obrigado a cuidados ainda maiores. Voltou ao ginásio, faz caminhadas, deixou o tabaco, o álcool e fechou a boca, numa dieta em que baniu os açúcares e os fritos. Depois do valente susto há que tratar da saúde.
Leia o artigo completo na TV Guia, já nas bancas, ou em formato digital aqui.