Esta tem sido uma viagem cheia de altos e baixos, avanços e recuos. A bebé Matilde, que sofre da forma mais grave de Atrofia Muscular Espinhal, fez tratamento com o "medicamento mais caro do mundo" vindo dos Estados Unidos, o Zolgensma. Mas as batahas têm sido muitas no caminho pela recuperação. Portugal inteiro mobilizou-se para angariar os 2 milhões de euros para comprar o medicamento, em apenas duas semanas. Porém, a entrada deste tipo de medicamentos em Portugal tem de ser feita por via hospitalar — através de uma autorização especial — e acabou paga pelo Estado.
Portugal inteiro mobilizou-se para angariar os 2 milhões de euros para comprar o medicamento, em apenas duas semanas. Porém, a entrada deste tipo de medicamentos em Portugal tem de ser feita por via hospitalar — através de uma autorização especial — e acabou paga pelo Estado.
A mãe, Carla, não esconde a esperança nas melhoras da filha e confia nos progressos da bebé desde a toma do medicamento. Aos 8 meses, Matilde já consegue respirar e sentar-se sozinha. "Mexe as pernas e os pezinhos", revelou Carla a Manuel Luís Goucha. Apesar de já procurar os brinquedos com as mãos, Matilde continua a ser alimentada por sonda. E esta será a próxima luta, com o objetivo que a menina comece a comer normalmente.
No final, Carla não conteve as lágrimas, ao mesmo tempo que agradeceu a solidariedade e o carinho com que os portugueses responderam ao drama da família: "Vamos ser eternamente agradecidos." Os dois milhões de euros angariados têm servido para ajudar outras crianças, com doenças que não só a de Matilde. Para breve está a criação de uma fundação que possa responder a todos os pedidos.