'

Notícia

intimidade

Foi longo o caminho. Maria Botelho Moniz revela pesadelo para engravidar

Excesso de peso foi apenas uma das reações que o corpo de Maria Botelho Moniz teve aos tratamentos para engravidar, que duraram 2 anos.
26 de maio de 2023 às 14:11
A carregar o vídeo ...
Maria Botelho Moniz teve de sofrer em silêncio mesmo quando estava a ser criticada por estar com excesso de peso. Essa era uma das reações do seu corpo ao tratamento de fertilidade que estava a fazer e que não contou a ninguém, mesmo numa altura em que uma crónica sobre o seu visual se tornou viral. Nas justificações que deu, Maria nada disse sobre este "segredo".

Só esta semana, altura em que completa 15 semanas de gravidez, contou ao mundo que está prestes a realizar o sonho de ser mãe teste positivo chegou no dia 12 de março, mas só agora passou o período crítico das 12 semanas.  "Este tratamento comecei em janeiro. Já tinha tentado outro, mais leve. Começámos a tentar em 2021. E não acontecia. Entretanto, achámos por bem fazermos exames, e os médicos diziam que estava tudo bem e que era uma questão de tempo", disse Maria na TVI. "E não aconteceu durante o ano de 2021. A meio de 2022 decidimos ir a um especialista de fertilidade ver se se passava alguma coisa. Fomos a uma clínica no Porto e não detetaram nada. A médico que nos seguiu disse 'é a questão de tempo, mas sei que para vocês o tempo é um bocadinho apertado. Não estou a falar com um casal de 20 anos'. Eu tinha 38 e o Pedro 48", conta na TVI. 
"O primeiro passo foi tomar uma medicação para estimular a ovulação. O que quer dizer que quando se ovula, ovula-se mais do que um óvulo e aumenta a probabilidade da coisa acontecer. Ia dando umas injeções que eles chamam de gatilho, que é para saber exatamente quando vou ovular. Algumas injeções até as dei aqui no estúdio porque tinha horas muito certas e muito específicas para o fazer", acrescentou, sem receio de expor este lado mais íntimo da sua vida.

"Passaram-se seis meses a fazer isto e nada aconteceu. E aí a médica disse: 'Percebo que estejam a ficar frustrados, vamos avançar para uma coisa mais séria'. Avançámos para uma fertilização in vitro e aí já fomos acompanhados em Lisboa", revelou. 
A carregar o vídeo ...
Grávida? Há indícios que Maria Botelho Moniz poderá ter concretizado o seu maior desejo
Mas o drama continuou: "O primeiro ciclo durou duas semanas, e o meu corpo não reagiu como queriam. Tivemos que deitar o ciclo abaixo. É muito difícil. Primeiro eu estava sozinha em Lisboa, o Pedro estava na Arábia Saudita a fazer o Dakar. Era muito difícil falarmos ao telefone. Tive medo. Já andava muito ansiosa. O corpo não corresponde", lamentou. "Eu não queria partilhar com muita gente porque depois também tinha que partilhar com muita gente quando não corre bem. Fui-me um bocado abaixo. Janeiro foi um mês muito complicado", admitiu.

E a boa notícia chegou em março e agora foi partilhada com milhares de pessoas. O bebé, cujo o sexo ainda não é conhecido, nasce em novembro.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas