
No início da guerra na Ucrânia, Francisco Penim foi um dos primeiros jornalistas CMTV a ir para o terreno cobrir os acontecimentos trágicos, após a invasão daquele território pela Rússia.
Em março de 2022, Ricardo Araújo Pereira satirizou algumas das reportagens do seu antigo diretor – Francisco Penim foi diretor de programas da SIC entre setembro de 2005 a janeiro de 2008 e, em 2000, tinha lançado os canais temáticos SIC Gold e SIC Radical – o que para alguns foi visto como um ataque pessoal ao jornalista do canal do 'Correio da Manhã'.
Francisco Penim teve a possibilidade de comentar o humor de RAP, agora com o distanciamento de dois anos. "Senti que dentro e fora do contexto, aquilo que o Ricardo fez tem muita piada. Acho intelectualmente honesto o Ricardo ter o desplante de gozar com o seu antigo diretor, que lhe deu a oportunidade para criar o Gato Fedorento", considerou Francisco Penim em entrevista à 'Nova Gente'.
"O que as pessoas sentiram por mim é que aquilo foi muito injusto, demasiado extenso e que foi uma coisa pessoal. Eu não senti, mas os meus filhos, a minha mãe, a Clara, a Paulinha e os meus amigos, sim", recordou o jornalista.
"Tenho a certeza que não foi [um ajuste de contas]. Acho, aliás, que é muito injusto alguém vir dizer que isto é uma vingança do Ricardo. Criativamente, não estou a ver o Ricardo a aproveitar aqui um momento para fazer um ajuste de contas", refere ainda.
"O que aconteceu em 2005, quando os Gatos bateram com a porta, foi algo que fugiu ao controlo de toda a gente. E não houve nada de ilegal naquilo que a SIC fez na altura, apesar dos Gatos não terem gostado. Havia um acordo escrito que permitia à SIC fazer aquilo. Todos os programas dos canais temáticos pertencem à SIC, portanto, a estação faz com eles o que entende", justificou Francisco Penim.