'
Caso

Futuro de Nuno Lopes decidido por júri. É acusado de drogar e violar cineasta norte-americana

Ator português terá de enfrentar júri em tribunal, depois de juíza não ter cedido ao seu último pedido.
17 de janeiro de 2026 às 16:09
Nuno Lopes enfrenta acusação; defesa alega fabricação para contrato de livro
Nuno Lopes enfrenta acusação; defesa alega fabricação para contrato de livro

Depois do pedido feito pela Defesa de Nuno Lopes para que o ator pudesse beneficiar de um julgamento sumário, o tribunal decidiu que o português terá mesmo de enfrentar um júri, que decidirá o seu futuro no caso em que está acusado de ter drogado e violado uma argumentista e cineasta norte-americana, segundo revela o 'Observador'.

O processo foi instaurado em 2023, mas o alegado abuso remonta a 2006, altura em que Nuno Lopes terá conhecido A. M. Lukas, ome artístico de Anna Martemucci Lukas, que se intitula como pessoa não-binária, no Festival Tribeca, em Nova Iorque. Acusa-o de a ter, depois, drogado e violado, sendo que Nuno Lopes nega de forma veemente todas as acusações.

Agora, viu o tribunal negar-lhe o intuito de um julgamento sumário, sobre o qual ainda poderá apresentar um recurso. 

Recorde-se que a advogada de Lopes já havia afirmado que a relação sexual entre ambos foi consentida. "No diário, Lukas admite que, durante o encontro sexual, não só estava consciente, acordada e a participar ativamente, como também expressou verbalmente o desejo de ter relações sexuais com o Nuno".

Relativamente à acusação de que Nuno Lopes teria drogado a realizadora norte-americana, Rute Oliveira Serôdio informa: "Argumentámos no pedido de julgamento sumário, que não há qualquer prova de que Lukas tenha sido drogada, muito menos pelo Nuno. Pelo contrário, as provas disponíveis mostram claramente que Lukas terá ficado intoxicada apenas por ter consumido voluntariamente várias bebidas alcoólicas. (...) A própria Lukas especula, ao longo dos anos e no seu diário, sobre a possibilidade de ter sido drogada por outras pessoas, incluindo amigas com quem estava na festa."

AM Lukas, Nuno Lopes
AM Lukas, Nuno Lopes

Mas a advogada vai mais longe e acusa Lukas de ter fabricado as acusações apenas para conseguir um contrato para um livro de memórias.

"Lukas registou no seu diário com data de 21 de dezembro de 2022 afirmações (...) sobre o que chama o seu “PLANO” relacionado com o processo contra Nuno. Mais tarde, descreve várias fases desse plano, incluindo: (...) Tornar público o processo cível (...) Conseguir um contrato para publicar as suas memórias."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável