
As surpresas não param de aparecer desde a derradeira despedida de Marco Paulo – 24 de outubro – e a consequente leitura do testamento do cantor a 31 de outubro, um dia depois da Missa do 7.º Dia. O documento deixou a fortuna do cantor – avaliada entre 60 a 80 milhões de euros, dividida por bens imobiliários e contas bancárias – entregue ao fiel compadre António (Toni) Coelho e o seu filho, Marco António, o adorado afilhado, a quem o artista tratava carinhosamente por Marquinho.
Nesse dia, a família de sangue de Marco Paulo – irmãos e sobrinhos – ficou a saber que não tinha direito a nada, "nem a uma porca". O mal-estar entre familiares e herdeiros universais do cantor ficou instalado depois das declaração da mãe de Marquinho, Maria de Lurdes Violante, a acusar os irmão e sobrinhos de terem abandonado o cantor.
"O Marco Paulo tinha pedido para ver os irmãos. O Ernesto foi, o que está no hospital, e o filho também, mas o outro não foi. Não foi porquê? Não sei se seria uma mágoa, acho que ele já estava conformado. Eram tão distantes já, que não eram uma família unida. Ninguém ligava a perguntar por ele, só quando aparecia nas revistas que ele estava pior é que ligavam para saber. E nem sempre", afirmara à 'TV7 Dias'.
Decorre neste momento uma queixa-crime instaurada pelos familiares de Marco Paulo a Maria Violante. E é neste processo a decorrer na Justiça que há figuras da SIC envolvidas. De acordo com a TV Guia, os familiares estão a reunir provas fotográficas e de vídeo que alegadamente demonstram que havia contacto regular entre Marco Paulo e os sobrinhos.
O advogado Pedro Proença, representante da família biológica do artista neste processo, explicou a situação. "Neste momento, estamos a fazer uma relação de todas as pessoas que tinham convívio próximo com ele e que possam confirmar o convívio dele com a família. Eventualmente, algumas figuras da SIC, sim", confirmou o causídico.
Entretanto, surgiu mais um testamento e um novo herdeiro. Um bombeiro de Braga, de seu nome Eduardo, que o cantor terá conhecido há cinco e por quem terá ficado fascinado. Os dois cimentaram uma amizade que, segundo os chegados, "deu anos de vida" a Marco Paulo. Dudu, como é conhecido, tem direito a 10% da herança, segundo um testamento mais recente do cantor.