
Herman José foi recentemente distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Governo português, em reconhecimento pelo seu percurso profissional, no dia em que celebrou 70 anos de idade, com 50 de carreira.
Hermann José Krippahl nasceu em Lisboa a 19 de março de 1954 e estudou em Lisboa na Escola Alemã. Aos 18 anos teve as suas primeiras aparições televisivas, como músico. A carreira de ator haveria de começar meses depois do 25 de Abril de 1974, no Teatro ABC, com o espectáculo de revista 'Uma no Cravo, Outra na Ditadura'. No ano seguinte estreou-se como ator na televisão, ao lado de Nicolau Breyner, com a rábula 'Sr. Feliz e Sr. Contente'.
E foi precisamente sobre este início de carreira que Herman José fez algumas revelações surpreendentes, sobre uma época em que era "muito 'comestível'". Em entrevista ao 'CM', Herman recorda os avanços de um encenador. "Eu era muito bonito e sofria do síndrome da 'loira burra'. Toda a gente gostava muito de mim por eu ser muito 'comestível'", relata à publicação.
O encenador, que Herman não revela o nome, ter-se-á encantado com o humorista "pelas razões erradas". O tal encenador convidou o jovem Herman José para uma festa que acabaria por revelar-se uma armadilha. "Era só ele que queria comer-me", refere o humorista.
Quando chegou a casa do dito encenador, Herman percebeu que não havia festa nenhum, apenas uma "caminha preparadinha e um sumo de laranja". O ator chegou a ser forçado mas reagiu e atirou com o libidinoso encenador contra a parede e fugiu para a casa dos pais, onde morava na altura.
Este 'atrevimento' de Herman José acabou por valer-lhe o despedimento, assim que chegou ao teatro, no dia seguinte.