
Leonor Poeiras está revoltada com o agente da polícia acusado de espancar uma mulher no último domingo, 19, na Amadora, após um desentendimento com um motorista de autocarros.
"Este agente não representa a segurança pública no meu País! Polícia não é isto! A polícia em quem confio não é esta! Eu estou profundamente envergonhada por ver como a autoridade actua no meu País", escreveu a apresentadora da TVI no Facebook.
Antes, a detenção na rua já teria sido violenta, segundo a mulher e o sobrinho que viu tudo. A filha de Cláudia, de 8 anos, também estava no local e terá sido empurrada pelo agente. Cláudia chegou a morder a mão do agente. As imagens de parte da detenção foram publicadas nas redes sociais.
Resposta das autoridades
A Direção Nacional da PSP já respondeu às acusações. "O polícia, que se encontrava sozinho, para fazer cessar as agressões da cidadã detida, procedeu à algemagem da mesma, utilizando a força estritamente necessária para o efeito face à sua resistência", descreve um comunicado citado pelo 'Correio da Manhã'.
Entretanto, Cláudia fez uma denúncia formal contra o agente que procedeu à detenção, o que levou a PSP a anunciar que "como consequência direta da formalização desta denúncia, já iniciou a instrução de um processo de averiguações para, a par do processo criminal, proceder à averiguação formal das circunstâncias da ocorrência e de todos os factos alegados pela cidadã".