
António Capelo, de 69 anos, está a ser acusado de assédio por parte de antigos alunos. A acusação parte de denúncias anónimas feitas em várias páginas online que imputam ao ator práticas que terão acontecido ao longo de vários anos. Alegadamente, Capelo enviava mensagens nas redes sociais como também assediaria jovens alunos dentro das salas de aula da ACE Escola de Artes – Teatro do Bolhão (Porto).
Dezenas e dezenas de depoimentos revelam praticamente o mesmo: como António Capelo elegia os seus preferidos na Academia Contemporânea do Espetáculo, e os começava a assediar em situações limite que culminariam com abusos sexuais agora denunciados. O ator nega todas as acusações e garante que avançará com processos.
Face à polémica, a direção da escola de atores, composta por Pedro Aparício e Glória Cheio, demitiu-se. "A escola deve permanecer acima de qualquer controvérsia", fizeram saber em comunicado.
Quem não deixa cair o ator é a TVI, já que António Capelo mantém-se no elenco da novela 'Terra Forte' que tem estreia marcada para breve. "É a justiça que tem de fazer justiça e a produção tem de fazer a produção [da novela]", defende Piet-Hein Bakker, diretor-geral da Plural, à revista 'Nova Gente'.
"O António Capelo é um excelente ator, faz parte do elenco de Terra Forte e ainda bem que o faz", acrescentou o holandês. Contudo, há que recordar que Nuno Homem de Sá que está a ser acusado de violência doméstica foi obrigado a abandonar a mesma novela.