
António Capelo, de 69 anos, está a ser acusado de assédio por parte de antigos alunos. A acusação parte de denúncias anónimas feitas em várias páginas online que imputam ao ator práticas que terão acontecido ao longo de vários anos. Alegadamente, Capelo enviava mensagens nas redes sociais como também assediaria jovens alunos dentro das salas de aula da ACE Escola de Artes – Teatro do Bolhão (Porto).
“És gay?”, “Falta de sexo” e “Queres vir?” serão o teor das supostas mensagens enviadas por António Capelo. Entretanto, para agravar a situação, o Bloco de Esquerda (BE), para o qual Capelo “participou com visibilidade em campanhas eleitorais”, confirmou que recebeu “na semana passada, por parte de uma pessoa, eleita local do Bloco e antigo aluno do ator António Capelo, o relato presencial de atos muito graves cometidos por este professor de Teatro”.
Confrontado com as acusações, António Capelo afirmou ao ‘Notícias ao Minuto’ que já moveu uma “queixa-crime contra uma página anónima no Instagram” e que aguarda “o desenrolar dos acontecimentos”. Diz que foi “alvo de acusações anónimas e difamatórias”, nos últimos tempos, que põem em causa a sua “honra, vida profissional e até vida privada”.
“A minha conduta sempre se pautou pela exigência profissional, pelo respeito e pelo cuidado com os alunos. Gestos de proximidade, de afeto ou de apoio — como abraços, empréstimos de livros, partilha de refeições ou acolhimento em momentos de necessidade — nunca tiveram outro propósito se não o de educar, apoiar e formar seres humanos e profissionais,” defendeu-se o ator.
Ao que parece a ACE Escola de Artes – Teatro do Bolhão (Porto) não terá recebido nenhuma queixa contra o ator.